Na abertura da 10ª Semana Paulista da Contabilidade, que ocorreu no dia 16 de setembro, na sede da Casa do Saber Contábil, os convidados abordaram as mudanças no modelo de ensino do país, bem como as transformações digitais, finanças dos clubes brasileiros, mudanças de cenário e desafios devido à pandemia da covid-19.
Participaram da abertura do evento o presidente da Fecontesp, Dagoberto Silvério, o vice-presidente de Registro do CRCSP, Mariano Amadio, o diretor técnico da APIMEC Brasil – Associação dos Analistas e Profissionais de Investimentos do Mercado de Capitais, Haroldo Reginaldo Levy Neto, e o presidente do Sindcont-SP, Geraldo Carlos Lima, que comandou os painéis da noite, juntamente com os diretores secretário e vice-secretário, Nobuya Yomura e Luis Gustavo Oliveira, respectivamente.
A temática de abertura da 10ª SPC foi tratada por Antoninho Marmo Trevisan, fundador e presidente do Conselho de Administração da Trevisan Escola de Negócios, com a participação do CEO da Omie, Marcelo Lombardo, que abordaram “A transformação de um sistema de ensino presencial para o sistema digital com uso de tecnologia e metodologia didática adequada”.
Já no segundo momento, o professor da PUC-SP, Carlos Aragaki, ao lado do vice-coordenador de Ciências Contábeis, Valério Vitor Bonelli, que participou de forma remota, debateram o tema “O Impacto da Covid-19 nas finanças dos clubes brasileiros e perspectivas futuras”.
Abertura
Geraldo Lima iniciou os trabalhos falando da proposta do evento: “Queremos oferecer uma visão com futuro das novas metodologias a serem aplicadas, tanto na academia como para os profissionais da contabilidade, em especial, sobre o que esperarmos para os próximos anos e também para o futuro do nosso segmento, empresas e sociedade”, explicou.
“O painel inicial lançará luzes sobre a utilização da tecnologia dentro da sala de aula, da mesma forma que o ensino híbrido tem auxiliado na descoberta dessas estratégias para melhorar e qualificar a educação, tanto para quem aprende, quanto para quem ensina”, disse Dagoberto Silvério, presidente da Fecontesp, ao comentar sobre o lema do evento ‘Desafios da Contabilidade frente às Novas Metodologias’ e parabenizar a Casa do Saber Contábil pela semana de estudos e atualizações.
Já Haroldo Reginaldo Levy Neto, diretor técnico da APIMEC Brasil, citou da importância do Antoninho Trevisan ao apresentá-lo a categoria e da forma que vem contribuindo para a valorização da categoria. “Venho participando ativamente do desenvolvimento dos contadores ao longo dos anos com a criação do CPC e de seminários de atualização, além de acompanhar os desafios enfrentados por essa classe que está sempre em evolução”.
Painel I
O bate-papo do primeiro painel foi sobre o tema “A transformação de um sistema de ensino presencial para o sistema digital com uso de tecnologia e metodologia didática adequada”, que contou com a explanação de Antoninho Marmo Trevisan e Marcelo Lombardo, da Omie, patrocinadora Diamante do evento.
Ao compartilhar suas experiências e o atual momento de transformação que o país vive, seja na área acadêmica, social, pessoal entre outras, Trevisan explicou sobre a necessidade de uma maior qualificação técnica, visão de negócios e habilidades analíticas e de comunicação. “Ao se transformar numa IES 100% digital, a Escola de Negócios Trevisan quebrou um paradigma e obteve diversos benefícios, além de uma economia de 20% da sua receita com a eliminação de espaços físicos. Foi um salto digital e um desafio gigantesco”.
Marcelo Lombardi, CEO da Omie, trocou informações sobre o MBA que a Omie e a Trevisan Escola de Negócios estão lançando com oferta para os participantes da 10ª Semana Paulista da Contabilidade. “A forma no modelo educacional de como fazer um negócio online que leve o conhecimento e da maneira que está sendo desenvolvida por vocês é fantástica, pois analisando, vemos um foco central no conteúdo programático e na montagem de campos inovadores e adequados para a transformação digital”.
Painel II
No retorno das atividades, no segundo tempo do evento, o assunto foi “O Impacto da Covid-19 nas finanças dos clubes brasileiros e perspectivas futuras”, apresentado por Carlos Aragaki, professor da PUC-SP, e comentários do vice-coordenador de Ciências Contábeis da Universidade, Valério Vitor Bonelli. A moderação contou o comando de Geraldo Carlos Lima.
Entre os assuntos desenvolvidos, os docentes pontuaram e discorreram sobre a evolução técnica contábil no futebol brasileiro, os impactos da Covid-19 nas finanças dos clubes e perspectivas futuras. Aragaki apresentou uma linha de tempo dos eventos que afetaram as demonstrações financeiras dos clubes, além das receitas de clubes em 2020 e principais pontos do Projeto de Lei da Sociedade Anônima do Futebol (SAF).
A 10ª SPC continua até o dia 22, com uma programação dinâmica e rica em conteúdos voltados para a inovação. Faça sua inscrição no hot site do evento e participe: https://bit.ly/39gnT0w.
A 10ª Semana Paulista da Contabilidade conta com o Patrocínio Diamante da Omie; Ouro, da ABC71, BDO e Crowe; Prata, da Fortes Tecnologia; e Bonze, da BSSP Centro Educacional, Contmatic Phoenix e ConferIR; e o apoio institucional do CIEE; CRCSP; Apejesp; Sescon-SP; Aescon-SP; Fecontesp; Ibracon – 5ª Seção Regional; Academia Paulista de Contabilidade; Anefac e a Contabilidade na TV como Mídia Partner do evento.