A 13ª Semana Paulista da Contabilidade começa nesta quinta-feira, dia 12, às 19h00, já em grande estilo, com a Palestra Magna “A Reforma Tributária e os seus grandes Impactos nas Empresas”, ministrada pelo tributarista professor Miguel Silva, um dos articuladores do texto da Reforma que tramita no Congresso Nacional. O evento terá transmissão no canal do Sindcont-SP no YouTube a partir das e você ainda pode fazer a sua inscrição no link: 13ª Semana Paulista da Contabilidade.
Tendo como tema central a “Nova Era Tributária e seus Impactos na Contabilidade”, o Sindicato dos Contabilistas de São Paulo-Sindcont-SP selecionou para esta 13ª edição da SPC, um elenco dos mais renomados especialistas, como:
Além do professor Miguel Silva, que fará a abertura do evento; o economista-chefe da Associação Comercial de São Paulo, Marcel Solimeo; o vice-presidente de Controle Interno do CRC-RJ Paulo Henrique Pêgas; a professora e coordenadora no curso MBA de Gestão Tributária da Trevisan Escola de Negócios Elizabeth Martos; a especialista em impostos indiretos com vasta experiência em multinacionais Epifânia Gomes da Silva; e o professor de Direito Aduaneiro e Tributário do IBET, IBDT, Luiz Roberto Domingo; o empresário contábil Jorge Luiz Gonçalves Rodrigues Segeti; o vice-presidente Administrativo do Sescon-SP, Benedicto David Filho; a consultora tributária Jô Nascimento; e a professora universitária Ana Lúcia Corsino Picão.
A 13ª SPC proporcionará um espaço para discussão e atualização sobre as novas legislações e suas implicações práticas no dia a dia dos profissionais da Contabilidade. Os participantes terão a oportunidade de compartilhar experiências e estratégias para adaptação às novas normativas tributárias, além de networking com outros profissionais e representantes do setor.
Programação
A Semana Paulista da Contabilidade terá, na sua abertura, em 12 de setembro, a palestra magna “A Reforma Tributária e os Seus Grandes Impactos nas Empresas”. No dia seguinte (sexta-feira), os participantes terão a oportunidade de assistir à atividade “Processo de Modernização do Sistema Tributário – A Reforma Tributária e os seus grandes Impactos nas Empresas”. Paralelamente e “Pontos Preocupantes da Reforma Tributária”.
No dia 14 de setembro, sábado, serão três palestras. A primeira abordará o “IBS e a CBS”. Em segundo lugar, ” O Imposto Seletivo”; e encerrando o dia será promovida a atividade “O IVA na Europa – questões práticas e similitudes com IVA Brasileiro”.
Depois de uma pausa no domingo, na segunda-feira (16/9), a SPC volta com a palestra “Reforma Tributária: uma Visão Otimista para o Futuro”. No dia 17, o tema apresentado será “Reforma Tributária e o Impacto no Setor de Serviços”.
O evento será encerrado com a comemoração do aniversário de 75 anos do Centro de Estudos Fisco-Contábeis do Sindcont-SP, um marco significativo na história da Contabilidade. Afinal, ao longo dessas sete décadas e meia, o CEDFC se destacou como um ponto de referência para profissionais da área, promovendo a atualização contínua e a capacitação de contadores, advogados e especialistas em tributos.
O significado do CEDFC
Durante sua trajetória, o Centro de Estudos desenvolveu uma série de iniciativas e eventos que contribuíram para o aprimoramento das práticas contábeis e fiscais. Cursos, palestras e seminários têm sido fundamentais para a disseminação de conhecimento e a troca de experiências entre os profissionais do setor. Essa abordagem colaborativa ajudou a moldar uma nova geração de especialistas, capacitados a lidar com os desafios contemporâneos do fisco e da Contabilidade
Na visão de Claudinei Tonon, anfitrião do evento e presidente da Casa do Saber Contábil: “A SPC visa instruir e também fomentar um diálogo construtivo sobre os desafios atuais enfrentados pela classe contábil, enfatizando a importância dos profissionais da Contabilidade se adaptarem rapidamente às mudanças tributárias que afetam o setor. A troca de informações e boas práticas entre os profissionais será um dos principais legados do evento”.
A Semana Paulista da Contabilidade conta com patrocínio ouro da BDO; prata do Instituto Paulista de Contabilidade-IPC, e da Trevisan Escola de Negócios; e bronze, da Conferi; e recebe o apoio institucional do CRCSP, Ibracon-5ª Regional, Academia Paulista de Contabilidade-APC, Anefac, Sescon-SP/Aescon-SP, Apejesp e Federação dos Contabilistas do Estado de São Paulo-Fecontesp.