O Sindicato dos Contabilistas de São Paulo – Sindcont-SP em parceria com a Universidade Cidade de São Paulo – Uncid realizaram no período de 16 a 19 de novembro, o 32º Encontro de Profissionais e Acadêmicos de Contabilidade – Epac, pela primeira vez, em formato totalmente virtual devido à pandemia causada pela Covid-19.
Esta 32ª edição do Encontro foi uma experiência única na história do Sindcont-SP e também da Unicid – que reuniram diversos estudantes e profissionais da Contabilidade de todo o País, além de associados e filiados do Sindcont-SP, para uma imersão de quatro dias em debates e análises das principais informações contábeis, tributárias e empresariais do momento.
Abertura– dia 16 de novembro
O Encontro teve início com a palestra as “Diretrizes Contábeis básicas para as Entidades sem fins lucrativos”, proferida por Josimar Santos Alves que é diretor do Sindcont-SP e coordenador do Grupo do Terceiro Setor e Contabilidade Pública. O especialista falou sobre os princípios e normas que balizam a vida e o funcionamento de uma associação, fundação, sociedade, organização religiosa ou de um partido político.
Segundo dia, 17 de novembro
Neste dia foi apresentado e debatido a “Substituição Tributária do ICMS”, em painel moderado por Marina Kazue Tanoue Suzuki, que é presidente do Grupo de Tributos e Obrigações, tendo como convidado do Sindicato o contador, Ailton Barboni, que é consultor, especialista em impostos indiretos e membro do Grupo de Tributos e Obrigações. A apresentação ainda contou com a participação dos convidados: Josefina do Nascimento e João Antunes.
Ailton falou sobre o conceito da Substituição Tributária do ICMS e a importância do sistema de gestão. Também foram abordados os fundamentos legais, a relação contribuinte x responsável tributário, e as modalidades da substituição tributária do ICMS, como: Operações Antecedentes; Operações Concomitantes; e Operações Subsequentes. O especialista exemplificou aos alunos e profissionais em que ocasiões é necessário fazer a substituição tributária, bem como o que é preciso levar em conta neste processo. Além de esclarecer em que situações não se aplica o sistema.
Terceiro dia 18 de novembro
O Evento transmitiu uma reunião especial do Centro de Estudos e Debates Fisco-Contábeis – CEDFC, com a mediação de José Roberto Soares dos Anjos que, além de presidir o CEDFC é diretor financeiro do Sindcont-SP. Na reunião participaram também os consultores jurídicos do Sindicato, Henri Romani Paganini (Tributarista), Benedito de Jesus Cavalheiro (Trabalhista) e Alberto Batista da Silva Júnior (Societária/Empresarial), além de outros diretores convidados.
Além da exposição de temas atuais, os diretores e especialistas responderam às perguntas dos estudantes, sobre os seguintes temas: 13º salário, férias, jornada reduzida, suspensão de contrato, atestado por mais de 15 dias afastamento pela Covid-19, contrato de empregada doméstica, IRPF, e outras.
Encerramento – dia 19 de novembro
Com a palestra “Como combater e vencer os custos invisíveis de sua empresa contábil e melhorar seu lucro”, o Sindcont-SP e Uncid encerraram o 32º Epac, contabilizando mais um grande sucesso de realização.
A palestra, que foi conduzida pelo especialista Sérgio Lopes, aconteceu dentro das atividades do Grupo de IFRS e Gestão Contábil, e contou com a moderação do presidente do Grupo e vice-presidente do Sindcont-SP, Claudinei Tonon e com a participação dos membros do Grupo de IFRS e Gestão Contábil.
O painelista Sérgio Lopes, deu uma completa aula sobre custos invisíveis salientado que estes custos “são todas as perdas que a empresa tem e que se refletem no seu lucro, mas, o empreendedor não percebe, porque muitas vezes já se acostumou com essas perdas”.
Ele afirmou ainda que “estudos recentes apontam que os custos invisíveis representam entre 20% a 30% dos custos totais de uma empresa, mas que estes podem ser combatidos de forma eficaz, a depender de uma equipe bem treinada”.
Declarações:
O presidente do Sindcont-SP, Geraldo Carlos Lima usou o espaço para destacar que a união da Casa do Saber Contábil com a Unicid já dura mais de 10 anos, o que isso só comprava o sucesso do Encontro, e aproveitou para deixar um recado aos estudantes: “Mantenham o elo com as Entidades da classe, porque depois de formado vocês terão um resguardo profissional muito importante. O Sindcont-SP atua na capacitação e desenvolvimento, a fim de amparar os profissionais no dia a dia de trabalho”, afirmou anunciando a retomada do projeto “Banco de Talentos” que visa reunir currículos de profissionais que buscam uma recolocação ou novas oportunidades no mercado.
O diretor Claudinei Tonon agradeceu aos palestrantes e participantes ressaltando a importância da tecnologia para a realização do 32º Epac, que, devido à pandemia do coronavírus, foi transmitido totalmente pela web. “De forma virtual, o evento manteve o mesmo nível de conteúdo das edições anteriores realizadas presencialmente, e prendeu a atenção dos participantes, que muito puderam aprender neste tradicional Encontro promovido anualmente em parceria com a Unicid”, disse o diretor.
Todas as palestras e conteúdos apresentados durante o 32º Epac estão à disposição de estudantes e profissionais interessados nos debates, no Canal do Youtube do Sindcont-SP.
ASSESSORIA
DE LEON COMUNICAÇÕES
Texto: Bruna Lyra Raicoski
Edição: Lenilde de León