Dando continuidade às atividades da 9ª Semana Paulista da Contabilidade, evento promovido pelo Sindicato dos Contabilistas de São Paulo – Sindcont-SP, no período de 15 a 21 de outubro, na segunda-feira, dia 19, foram promovidos dois painéis. Um que tratou dos desafios da Contabilidade na América Latina e na Europa; e o outro analisou as dificuldades de contadores brasileiros com atuação internacional.
O primeiro painel, com explanações da mestre e doutora pela Universidade de São Paulo – USP, com pós-doutorado na Illinois University Patrícia Gonzalez, da Colômbia; e da doutora em Contabilidade Fernanda Pedrosa, de Portugal, considerou os “Desafios da Contabilidade na América Latina e na Europa”, com a moderação da presidente da Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade – Anefac regional, Marta Pelucio, juntamente com o presidente do Sindcont-SP, Geraldo Carlos Lima.
“Há 30 anos, eu participo das atividades do Sindcont-SP e da Anefac e agradeço muito ao Geraldo pelo convite de promover esse workshop internacional, justamente porque nosso objetivo é transmitir aos participantes um pouco dessa experiência de ser contabilista fora do Brasil, já que viver e trabalhar no exterior pode ser uma ótima forma de amadurecimento pessoal e profissional”, comentou Marta Pelucio.
Segundo Patrícia, o profissional da Contabilidade, na Colômbia, pode atuar em várias possibilidades, entre elas, revisor fiscal, auditor interno e externo, diretor fiscal de Contabilidade, diretor de impostos e custos, entre outros, sendo que o curso de graduação tem durabilidade de cinco anos e cerca de 66 faculdades oferecem o bacharel.
Temas apresentados
Um dos temas abordados foi a adoção das IFRS para as pequenas e médias empresas; como vem atuando o profissional contábil frente aos impactos da Contabilidade digital; a implantação e elaboração de Relato Integrado por parte das instituições, conhecido em Portugal como ‘informe integral’: “Na Colômbia, este é um tema ainda muito recente; somente as grandes empresas o cultivam”, afirmou a palestrante Patrícia Gonzalez.
Na sequência, os “Desafios de contadores brasileiros com atuação internacional” foram analisados por Davi Serafim (Chile) e Marcia Belmiro (Alemanha) em painel que também contou com a moderação de Marta Pelucio e Geraldo Carlos Lima. Além deles, Patrícia Gonzalez e Fernanda Pedrosa, colaboraram com depoimentos.
“Neste encontro, teremos a chance de analisar os principais obstáculos dos profissionais da Contabilidade no exterior por meio de colegas brasileiros que não estão no País”, afirmou Lima, antes de passar a palavra aos palestrantes, solicitando que no primeiro momento eles narrassem suas formações, no Brasil, e como surgiu a oportunidade de trabalhar fora.
Marcia, em seu pronunciamento, contou como foi sair do Rio de Janeiro, fazer mestrado em São Paulo e ir morar na Alemanha, sendo especialista em IRFS de seguros: “Quando veio o novo IFRS para seguros, foi um grande desafio. E eu me senti muito honrada em fazer parte deste processo, porque pude aprender, errar e acertar”.
Já Davi Serafim, que também narrou a sua trajetória, garantiu que não é tão fácil para o profissional da Contabilidade viver fora: “Podemos pensar que existe todo um sonho, mas há muitas dificuldades, principalmente no que diz respeito à saudades dos amigos e da família. Para tomar uma decisão como essa, é preciso estar muito focado e decidido do que se quer realmente. Contudo, a principal vantagem, a meu ver, é a possibilidade de angariar uma cultura nova”.
O objetivo desta atividade da 9ª Semana Paulista da Contabilidade foi ajudar os profissionais da Contabilidade que têm a pretensão de trabalhar no exterior, muitos com a promessa de melhores salários, mais oportunidades de progresso na carreira e qualidade de vida com padrões melhores que os do Brasil. No entanto, trabalhar lá fora tem vantagens e desvantagens. “O importante é refletir bem sobre a decisão e fazer escolhas bem acertadas. E a Casa do Saber Contábil pode e quer ajudar nessa tarefa”, concluiu o presidente do Sindcont-SP.
Apoio
São apoiadores da 9ª Edição da Semana Paulista de Contabilidade, que ocorre entre os dias 15 e 21 de outubro, com o lema “Os Desafios da Contabilidade na Nova Era” tanto na sede do Sindcont-SP quanto na TV da Casa do Saber Contábil, no Youtube, as Entidades Congraçadas da Contabilidade do Estado de São Paulo e a Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado – Fecap. Para a realização do evento, o Sindicato também formou parceria com as empresas: Jettax empresa de tecnologia criada para Automação Fiscal,Eleve by TOTVS focada em sistema de gestão empresarial e Aggrega Benefícios, empresa de consultoria especializada em seguros.
ASSESSORIA
DE LEON COMUNICAÇÕES
Texto: Danielle Ruas
Fotos: Bruna Lyra Raicoski
Edição: Lenilde De León