Armazenar, organizar e realizar registros de companhias para que possam exercer as suas atividades sem infringir a lei. Essa é a função da Junta Comercial do Estado de São Paulo-Jucesp, órgão também responsável pela abertura de empresas. Na prática, a autarquia registra publicamente qualquer atividade relacionada a sociedades empresariais – o caminho para a obtenção do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica – o CNPJ, o número de identidade da empresa.
Devido a sua extrema importância, e relevante serviço que presta aos profissionais da Contabilidade e à sociedade como um todo, o Sindicato dos Contabilistas de São Paulo – Sindcont-SP mantém, em sua sede, o Posto de atendimento da Jucesp, que continuou em pleno vapor desde o início da pandemia da Covid-19.
Na prática, as medidas de isolamento social fizeram com o ambiente não somente se adaptasse ao “novo-normal”, com ajustes aqui e acomodações acolá. E o resultado foi o aumento da demanda pelo serviço, chegando ao patamar hoje de 800 a 850 atendimentos mensais, com cerca de mais de 35 atendimentos por dia útil.
Semente x Colheita
E o segredo do serviço de alta qualidade é equipe qualificada, capaz de executar as tarefas de maneira correta; mapeamento de processos com maestria; e a execução, com perfeição, do que precisa ser concretizado. Ou seja: para colher frutos bons, foi necessário boa semente, boa terra e muito cuidado, como explica o coordenador do posto da Receita Federal do Brasil – RFB / Junta Comercial do Estado de São Paulo – Jucesp, no Sidcont-SP, Hélio Souza Fraga Júnior: “O posto existe há mais de 25 anos; e desde que a pandemia começou, em março do ano passado, não paramos de trabalhar nenhum dia”.
Acreditando que a melhoria contínua é uma questão de sobrevivência, e que a personalização é uma das regras de ouro para o atendimento eficiente ser um diferencial, Júnior conta que nas fases mais críticas impostas pelas medidas de isolamento social do governo estadual, o atendimento era realizado por telefone enquanto os colaboradores estavam em esquema home office. “Nem que fosse para tirar dúvidas dos profissionais contábeis, nosso objetivo foi atender todos, sempre com excelência e presteza, como fazíamos em ambiente físico, até ser possível o retorno das atividades, que foi feito gradativamente”.
Satisfação garantida
Até hoje, o posto, adotando todas as normas de segurança para coibir a propagação do coronavírus, opera com algumas alterações no formato de atendimento, com limitações no que diz respeito ao número de pessoas. “Mas o importante é que o serviço continua a ser prestado e os profissionais contábeis que nos procuram estão satisfeitos”.
O Relatório “Doing Business”, trabalho desenvolvido pelo Banco Mundial com o intuito de analisar, dentre outros pontos, as regras que envolvem a abertura e o encerramento de empresas em determinados países, sustenta que a simplificação dos procedimentos de registro mercantil proporciona um estímulo ao surgimento de novas empresas. Dessa forma, na visão do presidente da Jucesp, Walter Ihoshi, parcerias como essa, entre a Jucesp e o Sindcont-SP, atendem aos preceitos do “Doing Business”, contribuindo para um melhor ambiente de negócios do País: “Sabemos que em vista da realidade, o Brasil tem muito que avançar neste ranking. Mas é importante enfatizar que no quesito “abertura de empresas”, as Juntas Comerciais brasileiras têm apresentado grandes avanços, sobretudo, para o fator tecnologia. A Jucesp é um modelo dentre as 27 Juntas Comerciais do País que tem aplicado a inovação em seus serviços a fim de estar conectada com os avanços da sociedade. Projeto como Balcão Único, implementado em janeiro deste ano, na cidade de São Paulo, é um exemplo da aplicação de tecnologia para atender a necessidade do mundo contemporâneo. Então, acreditamos ser de extrema importância o atendimento do Posto de Atendimento da Jucesp na sede do Sindcont-SP, aproximando a vida do usuário que está na ponta, e que chega ate nós justamente através dos profissionais de Contabilidade”.
Desburocratização
De certa forma, há uma avaliação geral de que a Junta Comercial do Estado de São Paulo melhorou muito nos últimos anos. Seus prazos diminuíram significativamente e eventuais atrasos devem-se mais por uma concatenação com demoras vindas de outros órgãos do que por morosidade própria. Na visão de Ihoshi, a Jucesp tem feito trabalhos muito importantes para melhor atender os profissionais de Contabilidade, que são os principais usuários, pois estes estão diretamente ligados com os empresários. “Desde o início desta gestão, em 2019, redesenhamos os processos e implantamos ações que foram fundamentais para a digitalização, melhoria e otimização a fim de resultar na praticidade do acesso aos serviços e dar celeridade na constituição de empresas. Implantamos o VRE Redesim Integrador Estadual onde agregamos cerca de 92% dos CNPJs de todo Estado de SP, implementamos o Projeto 24 horas onde os processos para abrir uma empresa passou de 3,5 dias para até um dia à legalização do ato. E agora com o sistema do Balcão Único, este tempo leva, em média, cerca de 30 minutos para abrir e também licenciar uma empresa. É um projeto inovador e disruptivo”.
Como largos passos já foram dados para desburocratizar os trâmites para a constituição de um negócio, ele comemora a quebra de recorde quanto ao número de empresas abertas em outubro do ano passado desde 1998. “Na ocasião, alcançamos a expressiva marca de 25.138 aberturas. E, em maio deste ano, registramos o início de 24.585 pessoas jurídicas – o maior número do ano de 2021 e o segundo maior em 23 anos da série histórica da Jucesp. Então, ter uma parceria com uma entidade tão qualificada e reconhecida como o Sindcont-SP, onde encontra-se profissionais com reconhecimento e credibilidade, é um motivo de grande privilégio. O Posto da Jucesp instalado na Entidade apenas aproxima ainda mais os usuários da Junta Comercial dando atendimento rápido, seguro e eficiente, e contribuindo sobremaneira com esses números. Sem dúvida, este é um canal que ajuda-nos a buscar melhorias dos nossos serviços, pois através dele temos mais um meio para mensurar a experiência do usuário afim de aprimorarmos os produtos ofertados para o facilitar o caminho para o empreendedorismo”, finaliza Ihoshi.
Fonte: Mensário do Contabilista