No último sábado, dia 23 de outubro, em live promovida pela Casa do Saber Contábil, o Sindcont-SP propôs um debate sobre as NBCs TG 1001 e 1002 que estão em Audiência Pública no Conselho Federal de Contabilidade – CFC.
O encontro reuniu docentes das principais universidades de São Paulo e lideranças contábeis como os presidentes Geraldo Carlos Lima, do Sindcont-SP, e Marta Pelucio, da Anefac, além de outros especialistas.
A ideia do evento foi contribuir com as duas minutas de Normas Brasileiras de Contabilidade disponibilizadas pelo CFC para audiência pública, e que estão disponíveis no período de 28 de setembro a 28 de outubro de 2021, a fim de colaborar com a melhoria do conteúdo, simplificação e linguagem na redução de páginas relacionadas às normas vigentes.
Os documentos estão disponíveis para consulta no site do CFC (https://cfc.org.br/tecnica/audiencia-publica/) e na plataforma Participa + Brasil (https://www.gov.br/participamaisbrasil/conselho-federal-de-contabilidade).
Na ocasião, os participantes debateram o assunto e sugeriram ideais e inclusões de novos artigos que serão encaminhados para o Conselho Federal de Contabilidade analisar.
Claudinei Tonon, vice-presidente da Casa do Saber Contábil, moderou a live e explicou a temática da atividade. “Quero agradecer a todos que estão junto com a gente nessa manhã de sábado, em que estudaremos as normas contábeis, a fim de contribuirmos de alguma forma na revisão das NBCs. Obrigado a todos pela participação”, citou Tonon, ao informar que no chat do canal no YouTube, foi disponibilizado um acesso para que os associados e profissionais da contabilidade sugerissem suas propostas ou contribuições.
Na mesma linha, falou o presidente Geraldo Carlos Lima. “Esperamos ofertar neste evento muitas sugestões para normas. Desde já, agradeço a todos pela presença e colaboração”.
Marta Pelucio, presidente da Anefac, e participante do grupo que fez parte das discussões de melhorias das normas, pontuou a ideia do porque está sendo feita essas atualizações e qual sua funcionalidade. “Estamos tratando de normas bastante complexas e que atuam com empresas do mercado de capitais”, exemplificou Marta, ao comentar sobre a normatização e regulação contábil.
Em sua apresentação, ela ainda expôs as principais alterações discutidas em relação às NBCs, bem como o questionário produzido pelo CFC ao grupo de trabalho “a ideia principal era que as normas trouxessem uma qualidade melhor e que fossem utilizadas por todos”, disse.
Além das lideranças, participaram da temática os professores Liliane Segura, Takeru Horikoshi, Glaucia Nazaré, Rosane Pereira, Paulo Vaz, Édison Pinzon, Cecília Geron, José Sérgio, Reinaldo Luiz, Rosane Pereira, Wagner Mendes, além do diretor do Sindcont-SP, Josimar Santos, e outros professores.
Acesse o questionário ou o site do CFC para mais informações: https://bit.ly/3nBjyf8.
A transmissão com o debate está disponível para acesso no canal do Sindcont-SP no YouTube. Caso queira rever novamente, basta acessar a plataforma: https://bit.ly/2XKCDSX.