As declarações do Imposto de Renda Pessoa Física-IRPF 2022, ano base 2021 devem ser entregues no período de 7 de março a 29 de abril e o Sindcont-SP está oferecendo suporte gratuito aos seus associados e filiados, de maneira presencial e a distância.
História
Neste ano de 2022, o Imposto de Renda das Pessoas Físicas completa um século de existência. Sua obrigatoriedade se deu através da Lei nº 4.625, publicada em 31 de dezembro de 1922, e, inicialmente, foi denominado Imposto Geral sobre a Renda. Contudo, o início da abocanhada do leão deu-se em 1924, quando foi realizada a primeira cobrança do tributo, que hoje é o principal do País.
Há 100 anos, o Sindicato dos Contabilistas de São Paulo-Sindcont-SP já existia, e se o leão dá trabalho aos profissionais da Contabilidade de hoje, que dirá na época em que toda a documentação precisava que ser separada em células de papel.
Depois, era necessário preencher manualmente cada uma dessas células. E, então, após devidamente preenchida, a declaração tinha que ser entregue pessoalmente nas agências da Receita Federal ou nos bancos oficiais, onde o contribuinte recebia um comprovante da entrega.
Preencher a declaração à mão era sinônimo de problemas e dificuldades, porque a fiscalização, quando não compreendia o que estava escrito, convocava o declarante a prestar esclarecimentos. Era alto o número de contribuintes na malha fina e, igualmente, era bem grande a dor de cabeça dos contadores para tirá-las da boca do leão.
De lá para cá, muita coisa mudou, e uma das novidades, neste ano, é a possibilidade de os contribuintes preencherem a declaração em diferentes dispositivos, sem perder os dados. Com isso, é possível, por exemplo, começar a declaração no noteboook, dar continuidade no celular, e terminar no programa instalado no computador.
Regras e novidades para 2022
Em coletiva de imprensa, conduzida pelo auditor fiscal da Receita Federal, José Carlos da Fonseca, responsável pelo programa do Imposto de Renda neste ano, no dia 24 de fevereiro, ficou especificado que os serviços virtuais do Centro de Atendimento Virtual – e-CAC serão limitados para quem não estiver no nível ouro ou prata da conta Gov.br. Com isso, a recomendação da Casa do Saber Contábil é que os contadores conversem com seus clientes, a fim de convencê-los a atualizar com o máximo de dados possíveis esse canal de relacionamento com o executivo nacional, mesmo porque quem está no nível bronze já está impedido de consultar informações da declaração do Imposto de Renda e da malha fina.
E, por falar em conta Gov.br, só através dela será possível acessar a declaração dos exercícios anteriores. Ou seja: não haverá mais essa chance com o login e a senha de acesso tradicional ao e-CAC. É o governo, cada vez mais, querendo ter controle das informações de todos os cidadãos em único local.
Uma vez que o prazo de entrega da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2022 começou no dia 7 de março e vai até o dia 29 de abril, seguindo o seu curso regulamentar, e é precisamente nesse período que as dúvidas atingem grande parte dos brasileiros que precisam informar seus rendimentos à Receita Federal, sabemos que a contratação dos serviços de um profissional da Contabilidade pode ajudar – e muito. Afinal ele esclarece dúvidas, agiliza o processo, dá mais segurança ao envio da declaração e evita o pagamento de multa por atraso – que é equivalente a 1% ao mês do imposto devido, com valor mínimo de R$ 165,74. Todo cuidado é pouco para não perder dinheiro!
Sindcont-SP dá total apoio aos profissionais da Contabilidade
Então, tanto no mês de março quanto de abril, durante toda a temporada de entrega das declarações, o Sindicato dos Contabilistas de São Paulo-Sindcont-SP colocará à disposição dos associados e filiados uma série de lives, reuniões, encontros e palestras para falar a respeito do tributo, além do Balcão de Consultas do IRPF que, pelo segundo ano consecutivo, se apresenta como um espaço exclusivo para sanar as dúvidas dos representados sobre o preenchimento e envio da declaração.
As perguntas podem ser enviadas pelo canal “Fale com o Presidente”, no endereço eletrônico (https://bit.ly/303YtOO) ou via redes sociais (Facebook, LinkedIn e Instagram), onde serão esclarecidas e postadas no espaço exclusivo de prestação de serviço do IRPF, sendo que este é mais um benefício em prol da classe contábil que será revertido em um grande banco de informações para consulta a qualquer hora e qualquer momento, visto que o associado tem, à sua disposição, uma plataforma virtual de pesquisa, seja por escrito ou por vídeos, na palma da sua mão.
Sabemos que neste período do ano toda a classe contábil se mobiliza para dar total suporte aos cidadãos que precisam prestar contas ao fisco. É um período de intenso trabalho, que exige total dedicação dos profissionais da Contabilidade, mas representa também uma rica oportunidade para mostrar o nosso valor, os nossos conhecimentos e a nossa competência àqueles que se utilizam dos nossos serviços.
Por isso, a Casa do Saber Contábil, como sempre, está ao lado do profissional da Contabilidade oferecendo todo o suporte necessário para o desenvolvimento de um trabalho sério e com excelência.
Desejamos a todos uma feliz temporada. E mãos à obra.
Geraldo Carlos Lima
Presidente