“A contabilidade abre caminhos e portas”, disse Lourivaldo Lopes, ao iniciar sua apresentação na palestra de encerramento do 40º Encontro de Profissionais e Acadêmicos de Contabilidade – EPAC, que aconteceu nessa quinta-feira, 10 de novembro, na Universidade Cidade de São Paulo – Unicid.
Durante toda semana, de 7 a 10 de novembro de 2022, os estudantes de Ciências Contábeis acompanharam uma série de palestras e debates simultaneamente.
Em mais um ano, o Sindicato dos Contabilistas de São Paulo – Sindcont-SP esteve presente levando especialistas para abordar a profissão e conversar com os graduandos sobre o futuro da contabilidade. As atividades foram organizadas pelos Grupos de Estudos e Centro de Estudos da Casa do Saber Contábil.
A palestra de encerramento do evento foi sobre “A História da Evolução da Contabilidade”, com o professor Lourivaldo Lopes, que fez um panorama sobre os avanços da profissão e as oportunidades de mercado, iniciando desde os primórdios, até as normas internacionais de contabilidade – IFRS.
Segundo Lopes, a contabilidade nasceu com o homem e que o patrimônio foi a razão principal para a evolução da profissão “antes, não se conhecia números, escritas e moedas, só que, mesmo sem conhecimento dos números, já se fazia avaliação patrimonial e contabilidade, mesmo de forma arcaica”, explicou o empresário contábil, ao demonstrar um exemplo de como era na época.
Com o passar dos tempos e o surgimento da escrita, a contabilidade evoluiu e a partir desse processo, iniciou a fase mais adulta com os surgimentos dos algarismos, em especial o romano “toda ciência tem como referência um objeto formal para estudo e o objeto da contabilidade é o patrimônio”, frisou o docente, ao complementar “com o progresso, surgiram as leis e o contador precisou se adaptar, pois fazemos parte de uma profissão que evolui constantemente, portanto, necessitamos sempre nos aperfeiçoar”, disse.
Por fim, o professor pontuou algumas leis que foram surgindo ao longo dos anos, além da internacionalização da contabilidade. “O mundo mudou e a contabilidade evoluiu. E o que fazer?” – Perguntou ele aos estudantes, esclarecendo que o único caminho são os estudos “essa é única profissão no mundo que tem diversas ramificações e oportunidades de trabalho. Tenham certeza que desempregados não irão ficar”, finalizou Lourivaldo Lopes.
Cerimônia de encerramento
Logo depois, foi realizada a cerimônia de encerramento no auditório da Unicid, com a presença de todos os alunos do curso de Ciências Contábeis e do presidente Geraldo Carlos Lima, além do anfitrião e coordenador do curso, Wagner Pagliato. Na ocasião, os estudantes participaram de vários sorteios.
Ao finalizar sua participação e falar com os jovens, Lima fez questão de garantir aos presentes que cada vez mais a contabilidade será demandada pela sociedade, já que a atividade exige muito e se fortalece “esse é o grande diferencial da nossa profissão, pois temos um leque de opções para atuarmos, das quais vocês podem escolher e se atualizarem”, lembrou Lima, ao agradecer a parceria da Unicid, na realização de mais uma Epac.
“A contabilidade não vai acabar, estamos aqui desde a pré-história”, exemplificou Pagliato, ao afirmar que a contabilidade cada vez mais será exigida e utilizada em todos os setores e demandas, além de ser peça-chave para os negócios e desenvolvimento empresarial.
Marcaram presença ainda no encerramento do evento, o presidente eleito do Sindcont-SP para Gestão 2023-2025 e vice-presidente, Claudinei Tonon, a diretora Cultural, Marina Suzuki, o vice-diretor Cultural, Dorival Fontes de Almeida, e os conselheiros Fiscais, Edmundo José dos Santos e Lúcio Francisco da Silva.
O 40º Epac foi um oferecimento da BDO Brazil, KPMG Brasil e Instituto Paulista de Contabilidade.