Em continuidade à nossa série de matérias sobre os cursos de Ciências Contábeis existentes em São Paulo e na Grande São Paulo, esta semana apresentamos a graduação do Centro Universitário Senac. O curso é novo, teve início do ano 2009 e formou a primeira turma ao final do ano 2012. Assim, está iniciando a sua 15ª turma, com uma média de 40 alunos por turma.
O Centro Universitário Senac, no curso Bacharelado em Ciências Contábeis, conta hoje com 21 professores, sendo em sua maioria mestres e doutores. Os professores do curso são experts no mercado de trabalho e na área acadêmica, o que confere uma estrutura de ensino bastante integrada.
Segundo Dímitra Alectoridis, coordenadora do curso de Bacharelado em Ciências Contábeis do Centro Universitário Senac, sua abordagem visa formar Profissionais de contabilidade de excelência técnica, aptos a tomar decisões, seja como gestores ou empreendedores contábeis.
“A formação do aluno capaz de contextualizar os problemas na sua atuação profissional é criada pelos estudos humanos e atividades em grupo onde há integração de todos os conhecimentos de forma aplicada. O perfil de nossos alunos é de iniciantes no mercado de trabalho e aproveitamos isso para discutir a relação entre as teorias de sala de aula e a prática das atividades da contabilidade. O desenvolvimento de disciplinas que envolvem aspectos sociais e políticos, éticos e empreendedores forma um profissional com habilidades que o ajudam a crescer profissionalmente, seja no mercado de trabalho, seja como empreendedor de seu próprio negócio”.
A professora explica que a procura pelo curso tem crescido com o passar dos anos, até mesmo em virtude da retração econômica, o ingresso de investidores internacionais e as alterações nas legislações fiscais e societárias, que promovem uma significativa procura por Profissionais da Contabilidade habilitados com visão de negócios, processos decisórios e amplo conhecimento da legislação e das normas internacionais de Contabilidade.
A professora Dímitra dá a dica a quem deseja ingressar na área: “primeiramente, conheçam a atuação do profissional de contabilidade e as perspectivas da profissão. Buscar profissionais do mercado ou mesmo professores para verificar se suas perspectivas em relação à profissão são equivalentes à realidade. Uma vez escolhida a área, cultivar a cada dia a paixão pela profissão, afinal passamos a maior parte de nossas vidas no trabalho”.
A meta do curso é ser reconhecido pelo mercado como um dos principais formadores de profissionais de excelência, e há demanda para isso. “Transformar a vida do aluno em uma história de sucesso é uma consequência natural dessa meta”.
Texto: Katherine Coutinho
Fotos: Divulgação
Edição: Lenilde De León