O Centro de Estudos e Debates Fisco-Contábeis – CEDFC, do Sindicato dos Contabilistas de São Paulo – Sindcont-SP em Diadema promoveu, na quinta-feira, 6 de fevereiro, a primeira atividade do grupo na região, realizada no auditório da Associação Comercial e Empresarial – ACE.
O CEDFC na cidade ganhou corpo e foi criado no fim do ano passado, passando a ser mais uma oportunidade de aperfeiçoamento profissional, troca de informações, experiência e reciclagem para os profissionais contábeis e associados do Sindcont-SP na região. Diadema se junta aos grupos do Centro de Estudos de São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Taboão da Serra e São Paulo.
Os mais de 30 profissionais contábeis presentes no evento acompanharam uma palestra sobre o tema “Programa Nos Conformes e Impactos nas obrigações Fiscais em São Paulo”, que foi ministrada por Jô Nascimento, que é sócia da empresa SIGA o FISCO, consultora de tributos, instrutora de cursos, blogueira e assessora de conteúdo.
Em sua explanação, a especialista abordou sobre a Lei Complementar nº 1320/18; o programa de eliminação da Guia de Informação e Apuração do ICMS – GIA; cruzamentos entre a GIA e EFD; princípios do programa; a importância das notas fiscais de entrada de mercadoria; entre outras informações.
De acordo com a instrutora, o tema do encontro foi sugerido após relatos de profissionais que diziam não saber o que fazer com tantas inconsistências apontadas pelo fisco paulista, com o cruzamento da GIA e da EFD. “Os contribuintes estão recebendo um volume muito grande de informações, via Domicilio Eletrônico do Contribuinte, e não estão sabendo como tratar sobre o assunto”, explicou.
Outro ponto alertado por Jô Nascimento em sua explanação foi sobre a eliminação da GIA que dependerá, segundo ela, dos contribuintes sanarem as inconsistências apontadas pelo fisco, além dos cuidados com a importação das notas fiscais e as alterações dos parâmetros que devem ser feitas no programa direto e não somente no validador.
Além de representantes da ACE Diadema, prestigiaram ainda a apresentação a coordenadora do CEDFC na cidade, Elaine Regina de Paula Campos Gonçalves, o diretor Secretário do Sindcont-SP, Nobuya Youmura, e representantes do grupo local e de São Bernardo do Campo.