A Contabilidade está repleta de mulheres fortes, extremamente competentes e visionárias dentro do seu segmento. Uma delas é a empresária contábil Carla Alvares Chiomento.
A profissional é diretora do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado de São Paulo – Sescon-SP; bacharel em Ciências Contábeis; possui certificação pela UCSD – Universidade da Califórnia San Diego, EUA, em Liderança Global e Programa de Gestão em 2012; pela Stanford University em Inovação e Tecnologia em 2016; e pela Imperial College Business School Londres.
Ao todo, a empresária contábil atua há 30 anos no mercado e viu muitas mudanças ocorrerem ao longo deste tempo, especialmente sobre a atuação da mulher na área. “As mulheres vêm construindo uma carreira e um futuro melhor nas organizações contábeis. Mas ainda vejo um trabalho grande a ser feito ainda, por termos uma cultura machista. Acredito que homens e mulheres têm seu espaço na sociedade e em suas profissões. Mas espero que, quando algo é feito por uma mulher, ela receba os créditos devidos. A História mostra grandes conquistas e descobertas feitas por mulheres, mas que por vezes foram abafadas”, apontou Carla.
A profissional é, inclusive, mãe e entende que a união é a melhor maneira para enfrentar o desafio de trabalhar fora e gerir a sua própria maternidade. “Como todo mundo, eu acerto, erro e aprendo”, salientou.
Evolução tecnológica
Muito tem se falado sobre o impacto da tecnologia na profissão contábil. Um dos temas mais polêmicos dentro deste escopo é a Contabilidade Online, que é vista por Chiomento como uma ferramenta para agilizar processos burocráticos.
“Eu penso que o contador do futuro já assumiu uma postura de consultor, um agente de mudanças para auxiliar o empresário tanto na sua empresa quanto nas novas oportunidades que deverão surgir, até mesmo por conta das ferramentas online”, explicou a profissional.
A empresária relata que o maior desafio que encontrou ao longo de sua carreira foi fazer o seu cliente perceber o intangível por trás de um trabalho de inteligência que existe por trás de todo resultado. Nada é automático, em especial os estudos de caso para solução de problemas. Provar isso para um empresário é o maior desafio.
Carla espera que, daqui a 10 anos, a Contabilidade viva o lema da Universidade de Stanford: “Confiança e compartilhamento”. Ou seja, confiar nos novos perfis de pessoas, de empresários e compartilhar experiência para todos ganharem.
ASSESSORIA
DE LEON COMUNICAÇÕES
Texto: Katherine Coutinho
Edição: Lenilde De León