O terceiro dia do 41º Encontro de Profissionais e Acadêmicos de Contabilidade – Epac e Congresso Acadêmico “Inteligência Artificial – Realidades e Projeções”, promovidos de forma online, no dia 17 de maio, pelo Sindicato dos Contabilistas de São Paulo – Sindcont-SP e FMU – FIAM/FAAM Centro Universitário, foi conduzido pelos membros do Centro de Estudos e Debates Fisco-Contábeis (CEDFC), que promoveram um fórum de atualizações e compartilhamento de experiências.
A dinâmica da noite reuniu especialistas de diversas áreas para abordar assuntos que impactam diretamente o dia a dia do profissional da contabilidade, bem como as últimas atualizações e novidades. A tradicional reunião do CEDFC, que ocorre semanalmente há mais de 70 anos, foi apresentada aos alunos da FMU, por meio do canal do Sindcont-SP no YouTube. A condução dos trabalhos foi guiada pelos membros da diretoria do Centro de Estudos e convidados.
O fórum foi aberto pela presidente do CEDFC, Rosane Pereira, que falou sobre a dinâmica do grupo e apresentou os componentes, suas funções e particularidades.
Na sequência, o presidente Claudinei Tonon relatou que está hoje na presidência da Casa do Saber Contábil, graças ao Centro de Estudos, quando foi convidado há 23 anos atrás, por um amigo, para conhecer o funcionamento e os trabalhos realizados. “A nossa forma de agradecer a entidade, por tudo que nos propiciou profissionalmente, é retribuindo e compartilhando o que aprendemos ao longo desses anos”, disse Tonon, ao informar que todo trabalho é feito de forma voluntária “na nossa entidade, o aprendizado é contínuo e diariamente, pois aqui, vocês podem debater, discutir e resolver os problemas do seu dia a dia ou situações levantadas na empresa ou como empreendedores e grandes empresários que serão”, frisou.
Em nome da FMU, o professor Renato Mendes Mineiro, agradeceu o convite e a satisfação de representar a instituição de ensino no 41º Epac e primeiro Congresso Acadêmico da FMU “teremos bons debates e compartilhamento de ideias e desejo ótimo aprendizado a todos”.
Como é de costume, a reunião foi iniciada com a leitura da Manchete Semanal, com compilações das principais informações da semana, publicadas nas esferas municipal, estadual e federal. Os documentos ficam disponibilizados no portal da entidade: www.sindcontsp.org.br.
Após o resumo dos decretos e publicações, a reunião continuou com discussões sobre o imposto de renda, conceito de tributos, inteligência artificial, ICMS e alterações, Lei Complementar nº 87/96, substituição tributária, Simples Nacional, além de assuntos tributários, trabalhistas, contábeis, entre outros. Todas as questões foram respondidas pelos diretores do Centro de Estudos e consultores jurídicos da entidade.
O vice-presidente, José Roberto Soares dos Anjos, o diretor Financeiro Milton Medeiros, o vice-diretor Administrativo, Josimar Santos Alves, a diretora e a vice-diretora de Educação Continuada, Marina Suzuki e Ana Maria Costa, respectivamente, prestigiaram e participaram dos debates.
Não acompanhou a apresentação? Reveja novamente a íntegra que está disponível no canal do Sindcont-SP no YouTube!
O 41º Epac e Congresso Acadêmico FMU continuam nessa quinta-feira (18) com uma atividade que trará dicas e orientações sobre o Exame de Suficiência, com o professor Alexandre Sanches Garcia, conselheiro do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo – CRCSP e Pró-Reitor de Pós-Graduação da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado – Fecap e participação dos membros do Grupo de IFRS e Gestão Contábil do Sindcont-SP.
O evento conta com o patrocínio Bronze do Instituto Paulista de Contabilidade – IPC e apoio institucional do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo – CRCSP; Federação dos Contabilistas do Estado de São Paulo – Fecontesp; Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado de São Paulo – Sescon-SP; Associação das Empresas de Serviços Contábeis do Estado de São Paulo – Aescon-SP, Associação dos Peritos Judiciais do Estado de São Paulo – Apejesp; Auditoria Independente do Brasil – Ibracon – 5ª Seção Regional; Academia Paulista de Contabilidade – APC; e Associação Nacional de Executivos – Anefac.