A Universidade Presbiteriana Mackenzie reuniu os presidentes das Entidades Congraçadas da Contabilidade do Estado de São Paulo, ontem, 22/09, para comemorar o dia do Contador, celebrado oficialmente em 22 de setembro de cada ano, desde 1945, quando a data foi instituída.
O reitor do Mackenzie, Marco Tullio de Castro Vasconcelos, agradeceu as presenças destacando o papel do profissional da Contabilidade para as empresas.
A mediação da atividade foi feita pela professora e coordenadora do curso de graduação de Ciências Contábeis do Mackenzie, Liliane Cristina Segura, que convidou os presentes para se pronunciarem.
Compareceram à celebração o presidente: Reynaldo Lima Jr., do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado de São Paulo –Sescon-SP; Geraldo Carlos Lima, do Sindicato dos Contabilistas de São Paulo – Sindcont-SP; Domingos Orestes Chiomento, da Academia Paulista de Contabilidade – APC e José Donizete Valentina, do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo- CRCSP.
O lema escolhido para o encontro foi como será o contador do futuro? E, dentro dessa premissa foram debatidos tópicos como: qual será o papel do contador global, a atuação da Contabilidade 4.0, como as empresas estão mudando, e como o profissional da Contabilidade precisa entender o negócio em que atua.
Geraldo Carlos Lima, presidente do Sindcont-SP relembrou como surgiu a Contabilidade nos primórdios das civilizações, mencionando o fascínio do ser humano por fazer cálculos, e como a Casa do Saber Contábil tem contribuído, em seus mais de 101 anos de existência e atuação, para tornar as atividades contábeis cada vez mais excelentes, a fim de cumprir sua missão de dar suporte às atividades mercantis.
“Muito se mudou e muito se criou desde o início da Contabilidade, o contador surgiu da necessidade de controlar os dados numéricos das empresas. A história do Sindcont-SP se entrelaça com a Contabilidade, estamos caminhando juntos rumo a esse novo capítulo da profissão'”, afirmou o presidente Geraldo Carlos Lima.
ASSESSORIA
DE LEON COMUNICAÇÕES
Texto: Bruna Lyra Raicoski
Edição: Lenilde de León