Instituído em 1946, juntamente com todo o Sistema CFC/CRCs, o Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo-CRCSP completou 78 anos em 2024, data que foi festejada na presença de lideranças contábeis do Estado, que participaram da entrega de Medalhas e premiações, entre elas o presidente e vice-presidente do Sindcont-SP, Claudinei Tonon e José Roberto Soares dos Anjos.
Excepcionalmente, neste dia 13 de dezembro, a sessão solene comemorativa aos 78 anos de instalação do CRCSP aconteceu em conjunto como a última sessão Plenária Ordinária e Solene do Conselho Diretor da Entidade, quando o presidente, João Carlos Castilho Garcia, e os vice-presidentes, de Fiscalização, Ética e Disciplina, Flávia Augusto; Registo, Eliane Aparecida Maia; e Desenvolvimento Profissional, Wander Pinto; apresentaram os bons resultados obtidos durante do ano de 2024, já apresentando planos e ações para o próximo exercício, como as convenções regionais em várias cidades do Estado e a Convenção Estadual dos Profissionais da Contabilidade-Convecon, programada para os dias 30 de setembro a 03 de outubro de 2025, no Center Norte, em São Paulo.
Vinda a parte formal, o presidente do Sescon-SP e da Aecon-SP, Carlos Alberto Baptistão abriu a solenidade de comemoração do aniversário do CRCSP falando em nome dos presidentes das Entidades Congraçadas da Contabilidade do Estado de São Paulo, ocasião em que também se despediu do cargo de presidente das Entidades. “Gostaria de expressar a minha mais profunda gratidão a todos vocês. Nesses últimos três anos enfrentamos juntos diversos desafios e conquistas, sempre com o objetivo de fortalecer a nossa profissão e ampliar o nosso impacto positivo no ambiente empreendedor. As entidades da classe contábil em São Paulo são um exemplo de união e trabalho coletivo, juntos levantamos bandeiras, marcamos posicionamentos pela simplificação, diminuição de impostos e valorização da Contabilidade. Deixo essa posição com a certeza de que nossa luta continua porque nossa missão é maior do que qualquer mandato”.
PREMIAÇÃO DE DISSERTAÇÕES E TESES
Na sequência, houve a premiação da melhor tese de doutorado e da melhor dissertação de mestrado que, após minuciosa avaliação dos membros da Comissão de Desenvolvimento Científico, escolheu os seguintes trabalhos:
1º Lugar ficou com o mestre OTÁVIO FINESSI JÚNIOR, com o tema: “Perícia contábil como prova de boa-fé em ações relativas ao ICMS: uma análise da jurisprudência do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo”, que teve como orientador o professor Dr. José Carlos Marion, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo-PUCSP;
2º lugar foi conquistado pelo mestre JOSÉ CARLOS RAMOS DE OLIVEIRA JÚNIOR, com o tema: “Obrigatoriedade da divulgação do nível de materialidade”, com a orientação da Profa. Dra. Juliana Ventura Amaral, da Faculdade FIPECAFI;
3º lugar foi para a mestre SANDRA ANTONIA FRANKLIN BRASILEIRO, com o tema: “Aplicabilidade da NBC TG 1001 e NBC TG 1002 para pequenas empresas e micro entidades no entendimento dos profissionais contábeis do Estado de Minas Gerais”, que foi orientada pela Profa. Dra. Marta Cristina Pelúcio Grecco, da Faculdade FIPECAFI.
Em prosseguimento às premiações foi entregue o Prêmio de melhor Tese de Doutorado de 2023, à Doutora LETÍCIA MARIA FALEIRO NASCIMENTO, com o tema: “O uso estratégico da linguagem contábil em mídias comparativas durante a recuperação judicial da Oi S/A”, que teve como orientador: Prof. Dr. Marcelo Sanches Pagliarussi, da Universidade de São Paulo – Ribeirão Preto – USP-RP.
Medalhas
Na sequência foram prestadas homenagens aos profissionais da Contabilidade que têm se destacado por sua imensa contribuição à classe. Segundo a diretoria do CRCSP, as medalhas constituem uma das mais importantes e expressivas formas de reconhecimento do trabalho realizado em prol do aprimoramento das atividades contábeis.
Assim, foram agraciados com as seguintes medalhas os profissionais citados abaixo: Medalha “Joaquim Monteiro de Carvalho”: Marcia Ruiz Alcazar; Medalha “José Rojo Alonso”: Walter Iório; Medalha “Pedro Pedreschi”: Francisco Ernane Ramalho Gomes; Medalha “Francisco D’áuria”: Ricardo Pereira Rios; Medalha Frederico Herrmann Júnior: Fernando de Almeida Santos.
Todas as Medalhas foram outorgadas pelas mãos do presidente do CRCSP João Carlos Cartilho Garcia, acompanhado de um dos presidentes das Entidades Congraçadas da Contabilidade do Estado de São Paulo. No caso do Sindcont-SP, o presidente Claudinei Tonon foi chamado para entregar a Medalha Frederico Herrmann Júnior, a Fernando de Almeida Santos.
O presidente João Carlo Castilho Garcia encerrou os festejos agradecendo a todos, em especial pelas parcerias e trabalhos conjuntos realizados, desejando boas festas e um ano novo pleno de realizações.
Texto: Lenilde De León
Revisão: Danielle Ruas
De León Comunicações