O Grupo de IFRS e Gestão Contábil do Sindicato dos Contabilistas de São Paulo – Sindcont-SP promoveu nesta quinta-feira, 30 de janeiro, uma palestra para elucidar os principais conceitos e ferramentas para administração do patrimônio, com escopo em explicar os mecanismos que possibilitam uma proteção patrimonial, a redução da carga tributária e a distribuição da herança aos herdeiros de forma a facilitar o processo de inventário e a garantir a perenidade dos bens para as seguintes gerações.
Realizado na sede da Entidade, a palestra reuniu mais de 150 profissionais contábeis. A atividade foi conduzida por Diego da Silva Viscardi, que é advogado, consultor em Planejamento Sucessório e Patrimonial e pós-graduado em Direito Empresarial.
Entre os assuntos apresentados por Silva, ele fez uma breve introdução sobre o planejamento sucessório e patrimonial, seus paradigmas e considerações iniciais, mecanismos jurídicos, conceitos básicos e implicações, direito da família e holding versus inventário. “Família e sucessão são as bases para um bom planejamento, pois, antes de pensar nos tributos, é importante conhecer as normas básicas da família”, frisou o advogado.
Ao explicar sobre os tipos de holding familiar, de acordo com Viscardi, em termos gerais, holding é uma sociedade que visa participar de outras sociedades, por meio da titularidade de quotas ou ações, além de administrar ou deter outro tipo de patrimônio de determinada pessoa.
Por fim, o palestrante fez um resumo sobre as principais vantagens e dicas para quem pretende assumir a empresa familiar e continuar com o projeto sucessório. “Minimizar eventuais conflitos familiares; preservar o patrimônio familiar; fazer uma eventual redução de carga tributária (aluguel, compra e venda de imóveis); reduzir despesas e taxas judiciais; evitar desgastes e morosidade com o processo de inventário; e preparar mecanismo que permite a geração de caixa para suportar os custos, como por exemplo, seguro de vida e VGBL, são itens primordiais”, enfatizou.
O debate sobre “Holding Familiar: vantagens tributárias, planejamento sucessório e proteção patrimonial”, foi conduzido pelo vice-presidente do Sindcont-SP, Claudinei Tonon.