O encerramento do 28° Encontro de Profissionais e Acadêmicos de Contabilidade – Epac levou duas palestras aos alunos da Faculdade Anhanguera, em São Bernardo do Campo: uma sobre “Perícia” e a outra com o tema “O contador contemporâneo e os novos desafios”.
O tema “Perícia” foi tratado pelo vice-presidente do Sindicato dos Contabilistas de São Paulo – Sindcont-SP, Geraldo Carlos Lima, que atua neste segmento há mais de vinte anos.
Na ocasião, o profissional explicou como funciona o mercado da perícia no Brasil.
“Há tanto a função de perito de juízo quando o perito assistente. O perito é contratado pelo juiz, enquanto os assistentes representam as partes. Ambos têm que entregar o laudo no mesmo prazo”, salientou.
Geraldo explicou que o trabalho é muito interessante, mas pode ser difícil receber os honorários. “Tem um processo da década de 90 que eu ainda não recebi. Essa é a dificuldade de trabalhar para o judiciário”.
O profissional, que foi recém-empossado como vogal na Junta Comercial do Estado de São Paulo – Jucesp, ainda tirou dúvidas dos estudantes sobre o tema.
Nova Contabilidade
Já na segunda palestra, o tema “O contador contemporâneo e os novos desafios” foi abordado pela consultora contábil Juliana Teles.
A palestrante explicou a necessidade de utilizar a criatividade para empreender e inovar.
“É preciso olhar para o mercado e para o cliente e entender o que eles realmente precisam. Esse é o papel da Contabilidade”, afirmou.
A profissional apontou que o mercado é volátil, muda com grande velocidade e isso não é diferente na Contabilidade.
“Se o contador não se posicionar como um profissional consultivo, sendo assertivo e se adaptando, ele ficará fora do mercado”.
Para isso, segundo Juliana, é necessário ouvir o cliente.
Sorteio
Ao final do evento, foram sorteados dois cursos do Sindcont-SP entre os estudantes participantes.
Texto: Katherine Coutinho
Fotos: Katherine Coutinho
Edição: Lenilde De León