Mais de 100 profissionais contábeis acompanharam uma palestra sobre o tema “Ativo Imobilizado – Avaliação e Contabilização”, na noite desta quinta-feira (10), na sede do Sindicato dos Contabilistas de São Paulo – Sindcont-SP. A realização do evento aconteceu em parceria com o Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo – CRCSP.
A atividade, promovida pelo Grupo de IFRS e Gestão Contábil do Sindcont-SP, contou com a explanação de Levi Gimenez, mestre em Ciências Contábeis, pós-graduado em Controladoria, MBA em Investimento e Gestão na Indústria e professor universitário.
Entre os assuntos abordados em sua apresentação, Gimenez fez uma breve introdução sobre o ativo imobilizado, especificando as definições, reconhecimento e mensuração inicial e subsequente, custo de desmontagem e remoção e indenização, capitalização de juros, valor depreciável e período de depreciação, além das divulgações e notas explicativas.
“A norma tem como objetivo estabelecer o tratamento contábil para ativos imobilizados, de forma que os usuários possam compreender as informações sobre o investimento no ativo imobilizado e inferir sobre os benefícios futuros destes para a Entidade”, frisou o professor, ao citar alguns pontos que devem ser considerados “O reconhecimento dos ativos, a determinação dos seus valores contábeis, a vida útil, os valores de depreciação e perdas por desvalorização”, explicou.
A palestra foi mediada pelo diretor Cultural do Sindcont-SP, Claudinei Tonon, e pelo conselheiro do CRCSP, Marcelo de Almeida Prado, que, ao final, foi presenteado com o livro “100 anos do Sindcont-SP: A História do Brasil sob o olhar da Contabilidade”, com texto e fotos ressaltando a dinâmica da atividade contábil no País ao longo das décadas.