Em seus 96 anos de existência, completados neste mês de julho, o Sindicato dos Contabilistas de São Paulo – Sindcont-SP tem fornecido suporte para que os profissionais da Contabilidade exerçam a profissão com excelência e continuem contribuindo para o desenvolvimento econômico e social do País. Na gestão do atual presidente da Entidade, Jair Gomes de Araújo, essa constante preocupação com o desenvolvimento profissional e pessoal do associado se traduz no lema “Renovação, Integração e Capacitação Profissional”. “A necessidade de atualização profissional é urgente e perene e temos trabalhado intensamente para facilitar o acesso dos associados à informação de qualidade, promover a troca de experiências entre os profissionais para transpor os desafios da profissão e acompanhar as mudanças da profissão”, afirma Araújo.
Desde que assumiu a presidência da Entidade, em janeiro de 2014, a atual diretoria implantou programas como o Café Contábil, que une a realização de palestras com especialistas renomados para apresentar temas atuais e um café da manhã para incentivar o networking; o Happy Hour, cuja proposta é proporcionar a oportunidade de descontração com colegas de profissão e familiares a Associados e convidados. Com foco nas gerações futuras da Contabilidade, a Entidade intensificou a realização do Encontro de Profissionais e Acadêmicos de Contabilidade – Epac, levando conhecimento a estudantes de instituições de ensino da Grande São Paulo.
“Nosso objetivo é ajudar a Contabilidade a se desenvolver, em seus variados segmentos. Para isso, temos estreitado os laços com órgãos como a Receita Federal do Brasil, a Secretaria da Fazenda Estadual e o Ministério do Trabalho e Emprego, levando os pleitos de nossos associados às autoridade desses órgãos, como no caso da extinção das multas pelo atraso na entrega da GFIP e dos problemas no acesso ao Homolognet”, relata o presidente do Sindcont-SP. “Da mesma forma, temos trazido representantes desses órgãos ao Sindicato para a realização de palestras sobre temas atuais e relevantes, propiciando uma oportunidade de diálogo dos associados com os especialistas e a busca por soluções”, observa Araújo, que permanecerá à frente da Entidade até 2016.
Ainda focando em facilitar a informação, na atual gestão o Sindicato passou a intensificar o repasse de temas técnicos aos Contabilistas, através do seu Portal e do seu Boletim Informativo semanal, além, claro, de facilitar o contato com os seus Associados através das redes sociais LinkedIn e Facebook.
Esse contato com os Contabilistas é fundamental. Foi através de uma denúncia que, em maio de 2015, a Entidade entrou com um mandado de segurança contra o concurso público para auditor da Prefeitura Municipal de Rio Grande da Serra, que exigia apenas que o profissional fosse formado nas áreas de Direito ou Administração de Empresas, com habilitação nas respectivas entidades de controle dessas atividades, excluindo os profissionais da Contabilidade, que realmente estão aptos a exercer a função. Em virtude disso, o certame foi suspenso, até a publicação de um novo edital.
Para Araújo, é motivo de orgulho e muita satisfação comemorar mais um ano de sucesso da Entidade que deu origem à contabilidade paulista e contribuiu significativamente para o desenvolvimento da profissão em âmbito nacional. “Que possamos caminhar com determinação rumo ao centenário da Entidade”, afirma.
Texto: Katherine Coutinho
Fotos: Arquivo
Edição: Lenilde De León