Na tarte de ontem, 19 de fevereiro, o presidente do Sindicato dos Contabilistas de São Paulo- Sindcont- SP, Geraldo Carlos Lima, acompanhado do consultor jurídico do Sindicato, Henri Romani Paganini, e da profissional contábil e consultora de tributos, Josefina do Nascimento, participou de uma reunião na Secretaria da Fazenda, na qual apresentou uma pauta de reivindicações e abordou algumas questões que dificultam o dia a dia do profissional da Contabilidade.
O coordenador da Administração Tributária, Gustavo de Magalhães Guadie Ley, representando no ato o secretário da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo, Henrique Meirelles, juntamente com o assessor econômico, Guilherme Tinôco, receberam as sugestões da diretoria do Sindcont-SP.
Solicitações
Na pauta de reivindicações constavam as seguintes questões: a publicação de normas com adesão imediata; a demora na publicação de normas, como exemplo o ICMS sobre o estoque; o desenquadramento/enquadramento do Simples Nacional; a falta de acompanhamento das operações e orientações aos contribuintes; o crédito de ICMS sobre aquisição Ativo Imobilizado – exigência de emissão da NF- e com CFOP 1.604 Portaria CAT 41/ 2003 e o sublimite de 3,6 milhões do Simples Nacional.
Após ouvir as exposições e sugestões dos representantes do Sindcont-SP, Gustavo de Magalhães Guadie Ley explicou que muitas dessas questões já estão sendo resolvidas pela Sefaz-SP, e se colocou à disposição da Entidade para darem continuidade ao diálogo. O coordenador da Administração Tributária ainda ressaltou a importância desses encontros, tendo em vista que as dificuldades são transmitidas para o grupo operacional da Secretaria.
“Entender o outro lado é fundamental, por isso esse contato colaborativo do Sindcont-SP é primordial para facilitar a busca por soluções”, assegurou Gustavo.
Geraldo Carlos Lima avaliou a reunião como muito positiva, principalmente pelo coordenador da Administração Tributária ser um contador, o que facilita o entendimento das solicitações.
“O Estado tem a necessidade de saber as dificuldades do contribuinte e o contador faz esse elo, criamos hoje um canal de acesso muito proveitoso que vai render bons frutos para os contribuintes e o fisco”, afirmou o presidente do Sindcont – SP.
ASSESSORIA
Texto: Bruna Lyra Raicoski
Fotos: Bruna Lyra Raicoski
Edição: Lenilde de León