A Receita Federal anunciou a ampliação dos serviços a distância com relação à emissão de CPFs. O motivo da mudança é o estado de calamidade pública causado pela pandemia do Covid-19 (conhecido como coronavírus).
A ideia é evitar que a população evite o deslocamento. Por isso, agora, no site da Receita Federal, é possível efetuar:
Confira o endereço:
http://receita.economia.gov.br/orientacao/tributaria/cadastros/cadastro-de-pessoas-fisicas-cpf.
Além disso, foi disponibilizado, em 20/3/2020, exclusivamente para os cidadãos residentes no estado de São Paulo, o e-mail cpf.sp.srrf08@rfb.gov.br, a fim de atender as solicitações de CPF (caso receba mensagem de erro no envio, reenvie a mensagem para cpf.sp.srrf08@receita.fazenda.gov.br).
Esse atendimento, que em regra era prestado somente presencialmente nas unidades da Receita Federal, agora passa a ser realizado de forma inteiramente online. Basta que o cidadão envie uma mensagem para o e-mail indicado, informando no campo Assunto qual a sua solicitação (“Alteração de CPF”, “Inscrição de CPF”, “Regularização de CPF” ou “Pesquisa do número do CPF) e anexando os seguintes documentos:
O interessado receberá, via e-mail, a resposta do pedido. Se aprovado, receberá a confirmação da alteração solicitada ou, no caso de pedido de inscrição, informações sobre como emitir seu comprovante de inscrição no CPF pela Internet. Caso não seja possível o atendimento por esse canal de serviço, receberá orientação para comparecimento futuro ao atendimento presencial em uma Unidade da Receita Federal.
ASSESSORIA
DE LEON COMUNICAÇÕES
Texto: Com informações da Receita Federal
Edição: Lenilde De León