O contador Sebastião Luiz Gonçalves dos Santos, presidente do Sindicato dos Contabilistas de São Paulo – Sindcont-SP na gestão 2005-2007, sempre se refere à Entidade, – que está completando 96 anos de fundação – , com muito carinho, respeito e admiração, pois, nas suas próprias palavras, ”o Sindicato me forneceu todo o apoio e atenção, o que muito contribuiu para meu crescimento profissional. Tenho muito amor por esta Casa”. Entre os grandes profissionais com os quais teve a oportunidade de atuar e que fizeram parte da história do Sindicato, ele ressalta a figura de Luiz Bertasi Filho, falecido em 2015, que presidiu a Entidade por duas gestões, entre os anos de 1979 a 1983 e foi eleito “Contabilista Emérito” em 1984. “Bertasi foi um grande mentor para mim, pois sempre acreditou no meu trabalho e foi muito importante em minha trajetória profissional”, relembra.
Sua gestão, que faz questão de ressaltar ter sido feita com o apoio de toda equipe, “desde a diretoria, colaboradores até o porteiro do prédio”, foi focada em atribuir maior projeção ao Sindicato, tanto na imprensa como na sociedade, valorizando o profissional contábil. “Cada presidente que passou pela entidade deu sua contribuição, colocando um tijolinho para construir o forte alicerce do Sindicato”, afirma Sebastião.
Tendo à frente o desafio de administrar a Entidade com poucos recursos em caixa, nesta época foram firmadas muitas parcerias do Sindcont-SP com empresas e entidades, visando beneficiar os associados, como por exemplo, com o Centro de Orientação Fiscal – Cenofisco e com a Qualicorp. Outra importante conquista, relembra Sebastião, foi a retomada da periodicidade regular da publicação do Mensário do Contabilista, levando informação e conhecimento aos associados.
Texto: Paloma Minke
Fotos: Divulgação
Edição: Lenilde De León