A segunda noite do 38º Encontro de Profissionais e Acadêmicos de Contabilidade – Epac, realizada em 24 de agosto, no auditório MackGraphe da Universidade Presbiteriana Mackenzie, contou novamente com mais de 100 alunos acompanhando presencialmente e de forma online, por meio do Canal do Sindcont-SP no YouTube.
A noite foi dedicada ao Centro de Estudos e Debates Fisco-Contábeis (CEDFC) da Casa do Saber Contábil que levou seus especialistas e diretoria para troca de experiências e compartilhamento de ideias, além de tirar as dúvidas dos graduandos e associados que acompanhavam o evento virtualmente, e ainda uma palestra sobre “Os Desafios da Gestão Tributária”, ministrada pelo professor do Mackenzie Roberto Biava Junior, e moderação do docente da instituição Henrique Formigoni.
O presidente do CEDFC, Marcio Augusto Dias Longo, abriu os trabalhos falando sobre a dinâmica do Centro de Estudos, sua importância e como funciona os encontros às quartas-feiras. “Semanalmente oferecemos aos associados atualização contínua, por meio de debates e estudos, e todo um suporte técnico com intuito de sanar as dúvidas que afligem o dia a dia dos nossos colegas contabilistas”, explicou. A saudação ao pavilhão nacional, que é tradicional nos encontros do grupo, foi feita pelo associado João Antunes.
Logo após, a vice-presidente do Centro de Estudos, Rosane Pereira, apresentou a manchete que é disponibilizada aos associados com um copilado de informações que resume os textos da legislação dos Diários Oficiais da União, Estado e Município, e que serve como base para as discussões realizadas pelo grupo “esse periódico, que é uma base para os debates, é rico de informações e é atualizado e distribuído toda semana aos associados do Sindcont-SP”, comentou.
Na sequência o professor Formigoni deu boas-vindas aos alunos e profissionais que estavam online e apresentou o palestrante da noite. A mesa solene foi composta ainda pelo secretários do Centro de Estudos Denis de Mendonça e Mitsuko Kanashiro da Costa, e participação dos demais membros e consultores jurídicos do Sindcont-SP Alberto Batista da Silva Júnior, Henri Romani Paganini e Benedito de Jesus Cavalheiro. O vice-presidente Claudinei Tonon, o conselheiro Fiscal, Edmundo José dos Santos, e o diretor Josimar Santos Alves, participaram do encontro.
Palestra
A troca de experiência do segundo dia de encontro contou com a palestra do professor Biava sobre os desafios da gestão tributária e notícias atuais.
O especialista, ao iniciar sua explanação, lembrou aos alunos que a gestão tributária é o ramo da contabilidade, responsável pelo gerenciamento dos tributos e seus reflexos em determinada organização, com o escopo de aplicar conceitos de contabilidade e legislação tributária adequadamente, ocupando posição estratégica dentro da empresa.
E ainda complementou: “é o subsistema responsável pelo gerenciamento dos tributos e seus reflexos em determinada organização, com o escopo de aplicar conceitos de contabilidade e legislação tributária adequadamente”.
Entre os assuntos abordados, Junior frisou os objetivos do sistema e desafios da gestão tributária e toda sua complexidade, os pontos práticos relevantes na atuação de um gestor tributário, competências tributárias, ISS, distorções da cumulatividade e guerra fiscal, ICMS, impactos financeiros-contábeis e benefícios, com exemplificações da tese do professor Henrique Formigoni e as notícias atuais que impactam o contador.
Após as discussões, aconteceu o tradicional bate-papo entre os convidados e participantes com perguntas e respostas e troca de informações.
O 38º Epac vai até hoje, quinta-feira, com uma palestra sobre “Normas Internacionais de Sustentabilidade”. Acompanhe pelo canal do Sindocnt-SP no YouTube.
O evento é um oferecimento da BDO Brazil, patrocinadora Diamante e da KPMG e do Instituto Paulista de Contabilidade – IPC, patrocinadores Bronze, com apoio do Ibracon.