O inevitável clima de incertezas pelo qual o País e o mundo passam, em razão da pandemia global do Codiv-19 (o novo coronavírus), gera uma convicção muito forte entre nós, profissionais da Contabilidade, de que neste momento somos mais necessários ainda para ajudar as empresas e a economia a se recuperarem.
Sabemos que o momento é de seguir as determinações dos órgãos públicos e de saúde, sem deixar de pensar em estratégias que possam beneficiar nossos clientes. Em situações como estas, o contador assume a sua real função de consultor, apresentando as melhores soluções para os empresários enfrentarem a crise.
Em buscas de saídas nestes dias difíceis, as entidades contábeis do Estado São Paulo e de todo o País estão unidas reivindicando junto aos órgãos governamentais e arrecadadores que adotem medidas para garantir melhores condições de trabalho aos profissionais da Contabilidade, assim como a sobrevivência das empresas e do sistema econômico nacional.
Nesse contexto, o Sindicato dos Contabilistas de São Paulo – Sindcont-SP, que é a Casa do Saber Contábil, tem contribuído ao ofertar cursos e palestras online para que os profissionais contábeis não interrompam a sua capacitação, mesmo trabalhando de casa. Muitas destas atividades são, inclusive, sem custo algum para os profissionais de outros estados ou municípios.
Além disso, mantivemos o atendimento online dos serviços oferecidos pelo Sindicato, obedecendo às determinações e recomendações de quarentena, sem abrir mão do cuidado com o bem-estar dos nossos associados.
Em uma ação mais ampla de prestação de serviços, as Entidades Congraçadas da Contabilidade do Estado de São Paulo, grupo do qual o Sindicato dos Contabilistas de São Paulo – Sindcont-SP faz parte, em parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil- Seccional São Paulo, elaboraram um documento que pede a suspensão e prorrogação dos prazos das obrigações principais e acessórias e anistia das multas e penalidades.
Este manifesto foi entregue, no dia 26 de março de 2020, ao governador do Estado de São Paulo, João Dória, pelo deputado estadual Itamar Borges, que preside a Frente Parlamentar do Empreendedorismo – Frepem, em representação às lideranças contábeis e jurídicas que assinaram o documento.
Outras medidas estão sendo estudadas em âmbito estadual e federal pelas lideranças da classe, sempre com o objetivo de beneficiar os profissionais contábeis e, em consequência, atenuar os efeitos danosos deste vírus que de forma impiedosa vem assolando a humanidade.
Como aconteceu em momentos históricos anteriores, estamos certo de que sairemos desta crise, mais fortalecidos comprovando para a sociedade a relevância dos nossos serviços, e o quanto a Contabilidade é essencial para a recuperação e o desenvolvimento da economia de nosso o País.
* Geraldo Carlos Lima, presidente do Sindicato dos Contabilistas de São Paulo – Sindcont-SP, a Casa do Saber Contábil.