Nesta terça-feira, 22 de abril de 2025, o presidente do Sindicato dos Contabilistas de São Paulo-Sindcont-SP, Claudinei Tonon, em comum acordo o Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícia, Informações e Pesquisa do Estado de São Paulo-Sescon-SP e os demais presidentes das Entidades Congraçadas da Contabilidade do Estado de São Paulo, assinou um Termo de Cooperação com a Receita Federal 8ª Região Fiscal, encabeçado pelo superintendente Márcia Meng.
O encontro aconteceu na sede do Sescon-SP.
Pela parceria as Entidades Contábeis de São Paulo terão maior proximidade com o órgão para encaminhar pleitos e solicitações de melhorias do serviço do órgão no Estado.
Segundo Claudinei Tonon, esse acordo, que já vinha sendo costurado há algum tempo, abre importante espaço para que as lideranças continuem lutando pelos profissionais da Contabilidade e pelos contribuintes em São Paulo. “Agradecemos o interesse e a boa vontade da superintendência da 8ª Região Fiscal, Márcia Meng, em nos receber em sua sede constantemente e em acolher os nossos pedidos, que têm sido de grande valor para os profissionais que atuam na classe contábil”, disse o dirigente.
Segundo ele, a iniciativa é inédita: “Nunca tivemos algo assim nas classes contábeis junto à Receita até então. Trata-se de um trabalho que começou em 2022, quando o Carlos Alberto Baptistão estava à frente do Sescon-SP na gestão 2022/2024. Agora, já estamos no terceiro ano desse projeto, com várias reuniões, e hoje, estamos assinando esse acordo”.
O motivo da assinatura do termo é porque, no passado, a classe contábil conseguia algumas conquistas junto à Receita, mas a troca de pessoas dificultava o contato e, por conseguinte, a permanência do que havia sido estabelecido. “Levava um ou dois anos para conseguirmos acesso a alguém novo, e muitas vezes perdíamos esse contato. Mas, agora, com esse novo termo, a Receita assume o compromisso de ouvir a classe contábil, independentemente de quem estiver à frente. Assim, um canal direto foi criado de forma permanente, a menos que seja rompido. Isso será muito útil, especialmente para tratar dos problemas que têm surgido, com as novas ferramentas que a Receita está implementando e a reforma tributária”.
Conquistas
Esse compromisso representa um avanço significativo na relação entre a Receita Federal e os profissionais da Contabilidade. A criação de um canal permanente de comunicação permitirá que a classe contábil apresente suas demandas e preocupações de maneira mais eficiente e célere. Isso é crucial, especialmente em um cenário de constantes mudanças nas legislações e procedimentos fiscais.
Além disso, a permanência desse canal será benéfica para a atualização contínua dos contadores sobre as novas normas e sistemas que a Receita vem adotando. O diálogo aberto pode facilitar a implementação de ajustes que levem em conta as necessidades e limites dos profissionais que atuam na linha de frente da contabilidade, refletindo uma colaboração mais eficaz e harmônica.
A proposta é que, com essa interação constante, as duas partes consigam construir soluções mais adequadas e que promovam um ambiente de trabalho mais transparente e menos burocrático. Tal ação também deve incentivar a capacitação dos profissionais contábeis, uma vez que estarão mais informados sobre as diretrizes e obrigações fiscais, sendo assim, mais preparados para enfrentar os desafios do mercado.
Por fim, essa iniciativa deve ser vista não apenas como um avanço institucional, mas como uma nova era de cooperação entre os contadores e a Receita Federal, que, em última análise, beneficiará tanto os profissionais da área quanto os cidadãos e empresas que dependem de serviços contábeis de qualidade.