Rumo ao seu centenário, o Sindicato dos Contabilistas de São Paulo – Sindcont-SP celebrou em sua sede social 96 anos de fundação na noite da segunda-feira (20). O evento contou com a presença de diversas autoridades da Contabilidade e homenageou o auditor Raul Antonio Corrêa da Silva, agraciando-o com o título de “Contabilista Emérito” 2015 do Sindcont-SP.
Há quase um século de atuação, o Sindcont-SP que deu origem às demais Entidades Congraçadas da Contabilidade do Estado de São Paulo, tem muitas conquistas a comemorar, em prol do desenvolvimento da profissão, destacou o presidente Jair Gomes de Araújo.
Em nome dos ex-presidentes do Sindcont-SP, o presidente da Entidade na gestão 1999-2001, Sergio Prado de Mello ressaltou o espaço, situado na sede do Sindicato, que contém as fotos de todos os Contabilistas que presidiram a Entidade e que todos que ali estão representados, “de Francisco D’Áurea a Victor Domingos Galloro, dignificaram esta Casa”.
Já Claudio Avelino Mac-Knight Filippi, presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo – CRCSP, que falou em nome das Entidades Congraçadas, lembrou que uma história como a do Sindcont-SP só pode ter sido construída por profissionais apaixonados pela Contabilidade.
O deputado federal Arnaldo Faria de Sá recordou-se de sua primeira visita ao Sindicato. “Eu ainda era office boy de um escritório de Contabilidade na primeira vez em que estive nesta Casa. Esse ambiente é o celeiro da Contabilidade de São Paulo e do Brasil”, afirmou o representante do Legislativo Federal.
Homenageado da noite
Ao som do hino do Sport Club Corinthians Paulista, mais conhecido pelos seus torcedores como Timão, Raul Antonio Corrêa da Silva adentrou ao auditório da Entidade na companhia dos contadores Victor Domingos Galloro, presidente do Sindicato na gestão 2011-2013 e Antonio Eugenio Cecchinato, vice-presidente da Sindicato, sob aplausos de amigos e familiares. Apresentado pelo presidente do Conselho de Administração do Ibracon, Eduardo Augusto Rocha Pocetti, que é seu amigo pessoal, o presidente da BDO se emocionou com a homenagem.
“Assim como buscamos o alto conceito dos nossos pais na infância, esperamos o reconhecimento dos nossos parceiros de profissão na vida adulta, pois ele sim nos diz que estamos contribuindo para o desenvolvimento da Classe. Não imaginei, quando comecei na Contabilidade, que chegaria até aqui, nem que sentiria uma emoção tão grande ao ser agraciado com tal honraria”, afirmou Raul Corrêa.
Ausências
Com pesar, o presidente do Sindcont-SP, Jair Gomes de Araújo, lembrou que este ano a Contabilidade perdeu grandes profissionais, que contribuíram para o desenvolvimento da profissão ao longo de suas vidas. “Nesta tão significativa ocasião, não poderíamos deixar de lembrar os queridos amigos que nos deixaram este ano, nomes de grande importância para a Contabilidade e para a notável história deste sindicato. Em março, nos deixaram Arthur Magalhães Andrade, presidente desta casa na gestão 1965-1966 e Waldemar Garcia de Santana, que presidiu o sindicato na gestão 2002-2004. Recentemente, em junho, a contabilidade perdeu Luiz Bertasi Filho, contabilista que foi o presidente que por mais tempo administrou essa Casa, entre os anos de 1979 e 1983, eleito “Contabilista Emérito” em 1984, e elevado a “Sócio Benemérito”, no ano de 2013, além de ser detentor de muitas homenagens concedidas pelas entidades da classe contábil, em reconhecimento ao brilhante trabalho que exerceu”, disse Araújo.
Mesa
A mesa solene do evento foi composta por: Jair Gomes de Araújo, presidente do Sindcont-SP; José de Souza, presidente da Federação dos Contabilistas do Estado de São Paulo – Fecontesp; Claudio Avelino Mac-Knight Filippi, presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo – CRCSP; o deputado federal Arnaldo Faria de Sá; Sérgio Approbato Machado Júnior, presidente do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, informações e Pesquisas no Estado de São Paulo – Sescon-SP; o promotor Airton Grazzioli, vice-presidente da Associação Nacional de Procuradores e Promotores de Fundações e Entidades de Interesse Social – Profis; Vitória Maria da Silva, presidente do CRC-RJ; Irineu de Mula, presidente da Academia Paulista de Contabilidade – APC; e Sergio Prado de Mello, presidente do Sindcont-SP na gestão 1999-2001.
Estiveram presentes à mesa ainda: Francisco Antonio Feijó, tesoureiro geral da Confederação Nacional das Profissões Liberais – CNPL, representando o presidente da Entidade, Carlos Alberto Schmitt de Azevedo; Adelino Dias Pinho, diretor de Regionais do Ibracon – Instituto dos Auditores Independentes do Brasil; Eduardo Augusto Rocha Pocetti, presidente do Conselho de Administração do Ibracon; Marcos Venicio Sanches, diretor de Administração e Finanças do Ibracon; Irineu Thomé, vice-presidente institucional da Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas – Fenacon, representando o presidente da entidade, Mario Elmir Berti; Carlos Alberto Ribeiro, superintendente da Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade – Anefac, representando o presidente da entidade, Antonio Carlos Machado; Itamar Revoredo Kunert, diretor de Organização e Relações Institucionais da Central dos Sindicatos Brasileiros, representando o presidente da entidade, Antonio Fernandes dos Santos Neto; e Silvio Lopes de Carvalho, conselheiro da Associação dos Peritos Judiciais do Estado de São Paulo – Apejesp, representando o presidente da entidade, José Vanderlei Masson dos Santos.
Texto: Katherine Coutinho
Fotos: Katherine Coutinho e Paloma Minke
Edição: Lenilde De León