Por intermédio da vereadora Edir Sales, o presidente do Sindicato dos Contabilistas de São Paulo – Sindcont-SP, Geraldo Carlos Lima, se reuniu na manhã desta segunda-feira (2/8) com o prefeito da capital paulista, Ricardo Nunes.
No encontro, que contou com a participação dos presidentes das Entidades Congraçadas do Estado de São Paulo, secretários e subsecretários, Lima apresentou alguns anseios da classe contábil, além de reforçar o ofício entregue ao secretário de Finanças da prefeitura, cobrando um posicionamento do órgão sobre a inconstitucionalidade da lei que obriga o Cadastro de Empresas de Fora do Município – (CPOM). Em resposta ao pleito do Sindcont-SP, Ricardo Nunes, junto aos seus secretários, irão analisar a situação e tratativas do CPOM, e em breve apresentarão um pacote de alterações tributárias.
Reunião
No encontro, Nunes comentou com as lideranças contábeis a criação de um canal de comunicação com as entidades e os profissionais da contabilidade, a fim de demonstrar toda transparência e trabalho que a prefeitura vem realizando em prol da classe e dos contribuintes paulistanos, bem como na celeridade dos processos e entraves que tanto atrapalham no dia a dia.
“Nossa ideia é criar uma interface ao lado dos profissionais da contabilidade, com objetivo de colaborar conjuntamente com serviços de orientação aos contribuintes”, explicou Nunes, ao frisar a importância da população e dos empreendedores conhecerem os serviços eletrônicos já disponíveis pela prefeitura “vocês são fundamentais para expansão desse canal”, disse ele.
Emissão de Certidões
Na oportunidade, o prefeito de São Paulo conclamou a ajuda das lideranças contábeis na orientação dos contribuintes que possuem pendências junto ao órgão municipal. Segundo ele, devido à pandemia, o serviço de emissão das certidões foi prorrogado, o que acarretou em acumulo de pendências em relação à emissão das certidões. A proposta, segundo Ricardo Nunes, seria consultar as pendências antes ou fazer um levantamento dos débitos para, após verificação e acerto, liberar o documento em três dias.
Cidadania Fiscal
Atualmente a prefeitura de São Paulo disponibiliza aos contribuintes postos de atendimento espalhados em pontos estratégicos da cidade, para esclarecer aos cidadãos toda capilaridade de serviços eletrônicos, em especial sobre assuntos fiscais. O assunto também foi tema da reunião. Atualmente a cidade possui 35 pontos de apoio e, que, em breve, esse número será expandido para 70 unidades. O serviço conta com o apoio e parceria do Sebrae.
Também participaram da reunião os secretários de Governo, Rubens Rizek, da Fazenda, Guilherme Bueno, de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Aline Cardoso, e da Casa Civil, Ricardo Trípoli, o subsecretário do Tesouro, Henrique Castilho, e o chefe de gabinete da Fazenda, Evandro Luis Alpoim Freire.
Representatividade
Além de Geraldo Lima, os presidentes do CRCSP, José Donizete Valentina, da Federação dos Contabilistas do Estado de São Paulo (Fecontesp), Dagoberto Silvério da Silva; do Instituto dos Auditores Independentes do Brasil (Ibracon) – 5ª Seção Regional, Marco Antônio de Carvalho Fabbri; da Academia Paulista de Contabilidade (APC), Domingos Orestes Chiomento; da Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac), Marta Cristina Pelúcio Grecco; o vice-presidente do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado de São Paulo (Sescon-SP), Carlos Alberto Baptistão; e os vice-presidentes do Conselho Paulista, José Aparecido Maion (Administração e Finanças), Marcelo Roberto Monello (Desenvolvimento Profissional) e Mariano Amadio (Registro), estiveram no encontro.
Fotos: Thiago Benevides – Comunicação do CRCSP