O presidente do Sindicato dos Contabilistas de São Paulo- Sindcont-SP, Claudinei Tonon, participou nesta terça-feira, 28 de maio, da palestra “Quebra de Paradigmas”, realizada pelo Ibefac, instituição de ensino internacional que possui metodologia de aprendizado Europeia, que teve como palestrante o professor Nabil Mourad.
“Buscar conhecimento específico na área de atuação é a chave para se destacar no mercado contábil e garantir melhores oportunidades na carreira”, argumentou o professor Mourad, especialista em IFRS e Finanças, insistindo que a especialização possibilita a conquista de salários mais atrativos e amplia as possibilidades de crescimento profissional e reconhecimento no mercado.
Além disso, contadores especializados tendem a ter uma vantagem competitiva sobre aqueles que possuem um conhecimento mais generalista, impactando positivamente em sua empregabilidade e projeção no mercado de trabalho.
Só para exemplificar, Mourad citou o conflito Uber x táxi. “E, sem deixar de considerar a qualidade do serviço e a segurança oferecidas, na hora de escolher um ou outro, o consumidor vai buscar o que é mais cômodo e barato”, alertou Nabil.
Assim, hoje o que um negócio precisa é ter acesso a relatórios precisos e atualizados em tempo real, aí entra a Contabilidade online, o que facilita a tomada de decisões estratégicas. “Contadores qualificados no Século XXI estão aptos para atuar no Século XXI. Não adianta ter todo o conhecimento para atuar como um bom profissional no Século XX, porque é impossível voltar no tempo”, alertou Nabil.
Paralelamente às ideias do palestrante, o presidente do Sindcont-SP, Claudinei Tonon destacou a junção da Contabilidade com o Marketing. “A Contabilidade fornece informações financeiras vitais para as empresas, como lucros, custos, investimentos e fluxo de caixa, enquanto o marketing auxilia na conquista e fidelização de clientes, identificando oportunidades de mercado e criando estratégias de promoção eficazes. A união dessas duas áreas permite uma visão completa e integrada do negócio, potencializando o crescimento e a competitividade no mercado”, disse.
Nabil mencionou também o “contador – consultor”, o qual vem passando pela constante atualização de conhecimentos nas áreas contábeis, fiscais e financeiras. Além disso, ele é a pessoa que desenvolve habilidades de comunicação e gestão para se destacar nessa transição de carreira. Um consultor contábil bem-sucedido precisa estar sempre atento às mudanças do mercado e às inovações tecnológicas que impactam diretamente o campo da Contabilidade.
Portanto, investir em cursos, workshops e especializações é fundamental aprimorar competências e se consolidar como um consultor de referência no mercado. “Falta gente em áreas específicas da Contabilidade”, reforçou Tonon.
O professor Nabil destacou também para os cerca de 60 participantes da atividade o quanto é prioritário para as empresas “contar com profissionais especializados nas normas contábeis, a fim de garantir que os relatórios financeiros estejam em conformidade com as exigências legais e sejam transparentes para os stakeholders“.
Além disso, o consultor de IFRS, CPC e NBC pode auxiliar na interpretação correta das normas, na adoção de práticas contábeis adequadas e na identificação de possíveis impactos nos resultados financeiros da empresa. “Dessa forma, a atuação desse profissional é fundamental para assegurar a credibilidade e a confiabilidade das informações contidas nos demonstrativos contábeis”, explicou Nabil.
Texto: Danielle Ruas
Edição: Lenilde Plá de León
De León Comunicações