Já se passaram seis meses do ano de 2020, sendo que desde março estamos convivendo sob os efeitos da pandemia da Covid-19, a qual mudou o jeito de pensar e de viver das pessoas e empresas de todos os portes e segmentos no Brasil e em todo o mundo.
E não se tratam apenas das alterações em razão das medidas de isolamento social. Existem mudanças muito mais profundas, cujas transformações estão moldando – e muito – a realidade à nossa volta.
E com isso fica o questionamento: quais serão os cenários previsíveis para o mundo pós-coronavírus?
Naturalmente esta resposta não é fácil. Por isso o Sindicato dos Contabilistas de São Paulo – Sindcont-SP, na condição de a Casa do Saber Contábil, busca responder a estas indagações e traz na matéria de capa desta edição da Revista Mensário do Contabilista alguns alentos para os profissionais da classe contábil. Felizmente, as notícias não são tão desanimadoras quanto pensávamos que fossem. (leia nas páginas 13 a 15).
Além disso, nossos leitores poderão verificar o que o Sindcont-SP está fazendo para dar todo o suporte e apoio, principalmente no quesito “educação profissional continuada”, aos profissionais da Contabilidade, neste momento de adaptação e dificuldades, visto que as regras legislativas não param de mudar.
Nesta edição trazemos ainda matérias sobre o Programa Emergencial de Manutenção de Emprego e Renda; os novos prazos de entrega das declarações do Imposto de Renda Pessoa Física, que ficou para 30 de junho; da Escrituração Contábil Digital – ECD, para 31 de julho, e o fato do coronavírus ter sido considerado, pela Suprema Corte do País, como acidente de trabalho, ao contrário do que vinha determinando a Medida Provisória nº 927, de 2020.
Na entrevista do mês, o novo superintendente da 8ª Região Fiscal da Receita Federal do Brasil – RFB, José Roberto Mazarin, fala sobre a necessidade do isolamento social que tem dificultado o recolhimento dos documentos necessários para o preenchimento das obrigações, e as medidas adotadas pelo órgão para preservar seus servidores e contribuintes, além de outros procedimentos.
Também o especialista da área de Direito do Trabalho do Sindicato, Benedito de Jesus Cavalheiro, explica, na coluna “Consultoria Jurídica”, os pormenores do Termo Aditivo Sindical.
E, no espaço “Com a Palavra, o Associado” vamos saber o que ilustres nomes da Contabilidade, como: Sergio Prado de Mello; Claudinei Tonon e Wagner Pagliato, que contribuíram e continuam colaborando com o Sindcont-SP, pensam sobre as atividades dos profissionais contábeis e falam um pouco sobre suas enriquecedoras experiências de profissão e vida.
Ademais, uma mensagem de pesar para Laudo Natel, que faleceu no dia 18 de maio, às vésperas de completar 100 anos de vida, e cooperou sobremaneira com a classe contábil do País, tanto é que foi agraciado com o Título Contabilista Honoris Causa, outorgado pelo Sindicato dos Contabilistas de São Paulo aos benfeitores da Contabilidade.
Geraldo Carlos Lima
Presidente do Sindcont-SP