Ao findar de mais um ano lançamos um olhar retrospectivo para janeiro de 2023, quando assumimos a presidência do Sindicato dos Contabilistas de São Paulo-Sindcont-SP e percebemos que a união de nossa Diretoria, competente, motivada e integrada; dos nossos colaborados; dos especialistas e dos parceiros que abraçaram as nossas iniciativas; fez com que fechássemos o nosso segundo ano de gestão com conquistas significativas para os profissionais associados e filiados, apesar dos inúmeros obstáculos transpostos, mas com as esperanças renovadas para enfrentarmos o próximo período.
A Casa do Saber Contábil consagra-se e mantém sua tradição como a primeira Entidade Contábil de São Paulo e a segunda do Brasil, por sua dedicação em defender os interesses e direitos dos profissionais contábeis na maior capital da América Latina, com seus 11.451.999 de habitantes. Mas também, como um espaço que prioriza a educação continuada e a atualização profissional, ao promover diversas capacitações e eventos que visam a auxiliar e preparar os contadores para os desafios atuais e futuros.
Eventos e realizações
Através de eventos, palestras, workshops e cursos presenciais e online, os associados e profissionais da base tiveram a oportunidade de aprimorar suas habilidades e conhecimentos. Na área de inovação, o Sindcont-SP tem incentivado a adoção de novas tecnologias, promovendo debates sobre o impacto da transformação digital na Contabilidade. Isso inclui a discussão sobre o uso de softwares especializados, automação de processos e a importância da segurança da informação no manejo de dados financeiros.
No que tange à Reforma Tributária, acompanhamos todo o seu progresso durante o ano, com discussões e debates em nossos Grupos de Estudos, inclusive, durante a 13ª Semana Paulista da Contabilidade, em setembro último, criamos um Grupo de Estudos voltado a discutir especificamente este tema, o que temos feito com muito empenho e adesão de público.
Destacamos ainda as parcerias com reconhecidas instituições de ensino do Estado de São Paulo, onde realizamos vários Encontro de Profissionais e Acadêmicos da Contabilidade-Epacs, já sem sua 54ª edição, as quais têm sido muito proveitosas, especialmente, em tempos de mudanças de diretrizes curriculares, Reforma Tributária e Inteligência Artificial, onde temos discutido e ampliado a voz dos contadores em formação, permitindo a eles a construção de um ambiente mais favorável ao exercício da profissão, quando graduados.
Eventos e homenagens
Isso sem contar os grandes eventos realizados durante o ano, como a comemoração do Dia do Profissional da Contabilidade, em 25 de abril, em nossa sede, com a entrega do Prêmio Professor Hilário Franco; os festejos dos 105 anos do Sindcont-SP, em 19 de julho, com a outorga do Título Contabilista Emérito; a realização da 13ª edição da Semana Paulista da Contabilidade-APC, de 12 a 18 de setembro, em cujo encerramento houve a comemoração dos 75 anos do Centro de Estudos e Debates Fisco-Contáveis de São Paulo e de outros Centro de Estudos em cidades da nossa base, com a entrega da Medalha Professor Luiz Fernando Mussolini e o Título Associado Emérito Hatiro Shimomoto.
Nestas ocasiões especiais, tivemos a oportunidade de reconhecer os talentos e esforços de estudantes e profissionais de vanguarda e também de veteranos, que independentemente da idade e tempo de atuação têm se dedicado aos princípio de excelência profissional e da valorização da Contabilidade.
Defesa da classe e da sociedade
Além disso, o Sindicato, juntamente com as Entidades Congraçadas da Contabilidade do Estado de São Paulo, tem atuado ativamente na defesa dos interesses dos profissionais contábeis e dos contribuintes junto aos órgãos governamentais, apresentando reivindicações que visam melhorar as condições de trabalho dos contabilistas, além de favorecer questões tributárias à sociedade.
Nesse aspecto destacamos o apoio dado à Carta Aberta pela Reforma Administrativa, que foi apresentada ao Congresso Nacional, e culminou com a realização do evento “Conferência Nacional pela Liberdade Econômica”, que ocorreu em Brasília, no dia 28 de novembro, onde o documento foi nacionalmente apresentado e discutido. Agora aguardamos o seu desdobramento de maneira positiva, pois estamos conscientes da necessidade urgente de uma reforma administrativa que posso balizar adequadamente as contas públicas. Aliás, a nosso ver, a Reforma Administrativa deveria ter sido apresentada antes da Reforma Tributária. Mas, antes tarde do que nunca!
Nessa mesma sintonia, assinamos, recentemente, um Manifesto em prol de melhores condições de trabalho para os profissionais contábeis, endereçado à Receita Federal, onde apresentamos a ineficiência do sistema e-CAC e da tarifação imposta pelo Integra Contador, os quais têm sido um ponto de frustração contínua para os profissionais contábeis.
Aí também aguardamos providências urgentes, pois os profissionais contábeis, que representam centenas e até milhares de instituições e cidadãos, dependem exclusivamente do sistema e-CAC para cumprir suas obrigações tributárias.
Cada conquista alcançada é fruto do trabalho conjunto e da dedicação dos membros do Sindicato dos Contabilistas de São Paulo-Sindcont-SP. Agora, com uma visão focada no futuro, o Sindcont-SP continuará a lutar por um cenário no qual os profissionais contábeis possam atuar com dignidade, respeito e em conformidade com as melhores práticas do setor. O compromisso com a ética e a excelência em serviços será sempre a bandeira levantada por esta Entidade, reafirmando o seu compromisso com os profissionais da classe e a melhoria da vida econômica e social da cidade.
Só nos resta agradecer a todos convidando-os para novos desafios em 2025! Aproveitamos para desejar um Feliz Natal, junto aos seus, e um Ano Novo com muita saúde, alegrias e realizações.
Claudinei Tonon
Presidente do Sindicato dos Contabilistas de São Paulo-Sindcont-SP