Em cerimônia realizada na sede da Associação Comercial de São Paulo, na quinta-feira (15) o prefeito Ricardo Nunes assinou lei e decretos que vão transformar o Centro da cidade. O presidente da Casa do Saber Contábil, Geraldo Carlos Lima, prestigiou a solenidade.
Um marco para a região central, o projeto visa transformar o entorno em um lugar de permanência das pessoas por meio de investimentos em segurança, habitação, requalificações urbanas e incentivos fiscais.
Dividido em seis eixos: segurança, aspectos sociais, atração de investimentos, requalificação urbana e mobilidade, habitação e meio ambiente, o PIU – Projeto de Intervenção Urbana que se somará a articulação dos projetos de diversas secretarias, promete atrair cerca de 220 mil novos moradores à região e uma arrecadação de R$ 700 milhões aos cofres públicos.
Entre as ações, foi instituído ainda, por meio de um decreto de Governança das Intervenções Urbanas do Centro, o Comitê Intersecretarial “Todos pelo Centro”, com a participação de secretarias municipais e entidades da sociedade civil.
Outra medida tomada por Nunes e assinada no mesmo dia, foi a regulamentação da Lei do Triângulo Histórico (Lei nº 17.332 de 24/03/2020), que prevê incentivos fiscais para a área do centro histórico e o decreto de complementação do plano urbanístico do Setor Central, que abrange o Prédio dos Correios, no Vale do Anhangabaú e o Palacete do Carmo, próximo à Praça da Sé para a implantação de equipamentos públicos nos edifícios, possibilitando que a Prefeitura deixe de pagar aluguel de outros locais.
Para Geraldo Lima, o projeto é ousado e é uma reivindicação antiga “sempre cobramos em reuniões com o prefeito a melhoria do centro da nossa cidade, com também a segurança, que espelhará em uma melhor qualidade de vida e impulsionará ainda mais o comércio local e a locomoção da população e turistas”, disse ele, a celebrar a ação.
Acesse o site da prefeitura e conheça detalhado o PIU – Projeto de Intervenção Urbana.
Com informações da Secretaria de Comunicação da Prefeitura da Cidade de São Paulo