O Sindicato dos Contabilistas de São Paulo – Sindcont-SP e a Universidade Cidade de São Paulo – Unicid promovem, de 7 a 10 de novembro, a 40ª edição do Encontro de Profissionais e Acadêmicos de Contabilidade – Epac.
Com uma série de palestras e debates, o evento iniciou ontem (7) com atividades simultâneas nas salas de aulas e auditório da instituição de ensino. A temática é voltada para os alunos do curso de Ciências Contábeis da Unicid.
Durante toda a semana, o Sindcont-SP estará presente no evento levando assuntos de interesses dos graduandos, além de todo suporte para tirar dúvidas dos futuros profissionais sobre a carreira e o mercado contábil.
Por intermédio dos grupos de estudos e Centro de Estudos da Casa do Saber Contábil, as atividades que ocorrem semanalmente na entidade, serão remanejadas para a Unicid, a fim de demonstrar o papel e a preocupação do Sindcont-SP com a atualização continuada, bem como na defesa e constante busca pela valorização da classe.
Abertura
Entre o leque de palestras, o Sindcont-SP abordou no primeiro dia as “Diretrizes Contábeis para Entidades sem fins lucrativos”, com uma apresentação do diretor e coordenador do Grupo de Estudos do Terceiro Setor e Contabilidade Pública da entidade, Josimar Santos Alves.
O presidente Geraldo Carlos Lima abriu os trabalhos da noite destacando a integração que o Epac proporciona entre academia e entidade de classe, no intuito de promover networking e aproximação entre os profissionais que já estão no mercado e os jovens que iniciam sua jornada de trabalho “o nosso propósito é focado na educação continuada dos nossos associados, por meio de um portfólio de opções que ofertamos diariamente, o que é fundamental para a formação de vocês, pois o mercado, que é ao mesmo tempo amplo, é também competitivo e exigirá bastante conhecimento e outras fundamentações. Portanto, não parem de estudar e sempre busquem esse apoio que o Sindcont-SP oferece”, explicou ele.
Diretrizes Contábeis
Após abertura, a temática da noite foi iniciada por Santos, que pautou os graduandos com as diretrizes básicas para entidades sem fins lucrativos e suas ramificações que norteiam a importância do estatuto social de uma entidades sem fins lucrativos, noções preliminares sobre Pessoas Jurídicas, identificação das entidades de interesse social e entidades do terceiro setor, as rotinas para instituição e constituição de associações e fundações, os regimes tributários, relevância do cumprimento das obrigações acessórias, além dos planos de contas, registros contábeis, trabalhos voluntários, prestações de contas e noções de Certificação de Entidades Beneficentes de Assistência Social – CEBAS.
“O estatuto social é a roupa que a entidade vai vestir”, explicou o palestrante, ao afirmar que as normas estatutárias seguem basicamente dois propósitos: regular todos os atos e atividades da entidade e regular as relações entre as pessoas que integram a entidade “é um conjunto de princípios e normas que norteiam a vida e o funcionamento de uma associação, fundação, sociedade, organização religiosa ou partido político”.
Alves ainda comentou sobre os modelos de estatuto, suas adequações e tipos de natureza jurídica, além da importância de um profissional da contabilidade para sobrevivência e cumprimento de todas as exigências no terceiro setor “sem os trabalhos desse profissional, que é peça-chave, a instituição corre sérios riscos e não dura um ano”, frisou. Por fim, o diretor do Sindcont-SP sanou as principais dúvidas dos estudantes.
Prestigiaram ainda o primeiro dia do encontro, o presidente eleito da Casa do Saber Contábil para Gestão 2023-2025, Claudinei Tonon, vice-presidente, a diretora Cultural, Marina Suzuki, o vice-diretor Cultural, Dorival Fontes de Almeida, e o conselheiro Fiscal, Edmundo José dos Santos.
O Epac conta com o patrocínio Diamante da BDO Brazil e patrocínio Bronze da KPMG Brasil e do Instituto Paulista de Contabilidade – IPC.